Post
Projeto executado em São Mateus do Sul poderá ser implantado nos demais municípios da AMSULPAR
Recentemente, o secretário da Associação dos Municípios Sul Paranaense (AMSULPAR), Wagner Ari Neumann, se reuniu com o Secretário Municipal de Meio Ambiente de São Mateus do Sul, Tiago Maldonado e com o prefeito, Clóvis Ledur. Na pauta do encontro, além das atividades em andamento da entidade, a possibilidade de implantação – nos demais municípios integrantes da AMSULPAL – de um projeto sobre a destinação adequada do Óleo Vegetal e Animal.
O Projeto já está em execução em São Mateus do Sul e é aplicado em parceria com a empresa GRT Óleo Vegetal. De acordo com o secretário Tiago, a ação refere-se ao recolhimento de óleo vegetal e animal. “A empresa se responsabiliza pelo recolhimento e destinação final adequada a este resíduo (indústria de biodiesel). Fizemos contato com escolas do município e do estado, estabelecimentos comerciais e outros, que servirão como Ponto de Coleta. Ou seja, cada estabelecimento que pretende fazer parte do projeto, terá uma ou bombas de 200 litros, que servirão de compartimento para óleo arrecadado”.
Ainda, as escolas que arrecadam acima de 1.000 litros recebem dinheiro “Uma forma interessante de motivar os alunos e professores”, explica Tiago.
Abrangência
Além de São Mateus , o projeto é executado em 60 municipios do Estrado. O secretário afirma que a intenção é de levar o assunto a pauta das reuniões da AMSULPAR e identificar os municípios interessados em aderir a ideia. “Enfim, este projeto tem real papel na sensibilização da comunidade por parte da identificação dos danos ambientais causados pelo óleo que não é coletado e destinado corretamente. É uma ideia interessante pois não gera nenhum ônus ao município. Pelo contrário, é uma parceria que pode ser promovida como item integrante de politica publica para gestão integrada dos resíduos gerados.
Fonte: Assessoria de Comunicação – AMSULPAR