Conf 1Conf 2Conf 3Representantes de entidades dos dez municípios que compõem o Território Vale do Iguaçu, se reuniram na terça-feira, 30, no Auditório do Centro Universitário de União da Vitória para a 2 Conferência de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário do Território Vale do Iguaçu (CTD Vale do Iguaçu). O Território abrange os nove municípios da Associação dos Municípios Sul Paranaense (AMSULPAR), mais São João do Triunfo.

 

De acordo com a técnica do Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER) e integrante da Comissão Organizadora da Conferência, Terezinha W. Monte, o evento teve como objetivo subsidiar a elaboração do Plano Estadual e Nacional de Desenvolvimento Rural, além de atualizar o Plano de Desenvolvimento do Território.

 

O Território como desenvolvimento regional

 

Durante a cerimônia de abertura, o chefe do Núcleo Regional da Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento (SEAB), Jair Melo, ressaltou a importância da Conferência para o desenvolvimento regional. “Neste dia de hoje, estamos usando a palavra conferencia em sua definição mais plena, que é a de conferir, ou seja, conferir e avaliar os eixos de desenvolvimento da nossa região. A partir disso, poderemos cobrar de poder público subsídios para garantir esse alavancar territorial de forma integral”.

 

Na ocasião, o Delegado Federal do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Reni Denardi ressaltou o valor de ouvir os agricultores e as entidades que os representam. “Estamos aqui hoje, muito mais para ouvir do que falar, queremos ouvir a comunidade, o nosso papel aqui é somente de instigar a dinâmica dos debates, mas são os participantes os reais protagonistas deste evento”.

 

O presidente da AMSULPAR, o prefeito de União da Vitória, Pedro Ivo Ilkiv, em sua fala, mais uma vez, reafirmou sua crença na união dos municípios para alcançar os objetivos em todos os setores.

 

Já o prefeito de General Carneiro e representante da AMSULPAR no Comitê Gestor do Território, o prefeito Joel Ricardo Martins Ferreira, instigou os presentes na hora de estabelecer os planos e metas, agir de forma coletiva. “Hoje não podemos pensar somente em General Carneiro. Estamos falando em uma região em pleno potencial de desenvolvimento. Estamos aqui para criar uma marca regional”.

 

Eixos

Durante o dia, foram discutidos e debatidos os seguintes eixos: Desenvolvimento socioeconômico e ambiental do Paraná e do Brasil Rural e fortalecimento da agricultura familiar e agroecologia, Reforma Agrária e democratização do acesso a terra e aos recursos naturais, abordagem territorial como estratégia de desenvolvimento rural e promoção da qualidade de vida, gestão e participação social, autonomia das mulheres, eixo transversal, autonomia e emancipação da juventude rural. promoção do etnodesenvolvimento.

 

Programação

Na parte da manhã foi feita  a leitura e aprovação do regimento interno, foi explanado sobre a realidade do Território Vale do Iguaçu, e palestra sobre os conteúdos temáticos da Conferência. No final da manhã foram realizados os trabalhos em grupos. Já no inicio da tarde o fechamento das atividades dos grupos e a eleição dos delegados para a Conferencia Estadual.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação AMSULPAR