20130827_09450720130827_094747 (1)Pedrooo

Os prefeitos da Associação dos Municípios Sul Paranaense (AMSULPAR), se reuniram, em caráter extraordinário,  na manhã de terça-feira, 27, no Auditório da 6ª Regional de Saúde de União da Vitória (6ª RS), para debater a implantação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) Regional.

A implantação do SAMU Regional vem sendo amplamente discutida nas reuniões da entidade. De acordo com o presidente da AMSULPAR, o prefeito de União da Vitória, Pedro Ivo Ilkiv, o SAMU Regional é a porta de entrada para a vinda da Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h) .

Para agilizar as discussões sobre a questão, foi formado um Grupo Condutor da Rede de Urgência e Emergência. A equipe –  formada por representantes do Consórcio Intermunicipal de Saúde Vale do Iguaçu (CISVALI), AMSULPAR, Fundação Municipal de Saúde de União da Vitória e 6ª Regional de Saúde – apresentou, durante a reunião uma estimativa de valores de quanto custaria  o SAMU, mensalmente para cada município.

De acordo com a apoiadora regional, Ediane de Fátima Lanz, a implantação de um serviço do porto do SAMU, deve ser largamente estudado, porém sua implantação é essencial para diminuir os custos referentes ao atendimento de urgência e emergência nos municípios. “ O SAMU regional vem facilitar e muito o trabalho de todos”, acrescenta.

Após a apresentação, os prefeitos e secretários de saúde fizeram um amplo debate sobre as vantagens e desvantagens do Serviço. Foram levantadas questões como logística e alto valor para o município, além de discutidas diversas possibilidades para diminuir o valor para os municípios.

Ao final ficou decidido que é necessário um tempo maior para estudar o assunto. O Grupo  Condutor  se reunirá novamente e apresentará aos prefeitos em um próximo encontro, questões técnicas  sobre o assunto.