Post
Prefeitos da AMSULPAR debatem assuntos internos da entidade e Programa Patrulha do Campo
Os prefeitos dos municípios integrantes da Associação dos Municípios Sul Paranaense (AMSULPAR), se reuniram na manhã de terça-feira, 1, na sede da entidade. O encontro aconteceu em dois momentos. Pela manhã, somente com os gestores municipais, para tratar de assuntos internos. Já a tarde, na sala de reuniões da 6ª Regional de Saúde com secretários de obras e agricultura para tratar de assuntos referentes ao Programa Patrulha do Campo.
As atividades foram coordenadas pelo vice-presidente da AMSULPAR, o prefeito de Cruz Machado, Antonio Szaykowski, que substituiu o presidente , o prefeito de União da Vitória, Pedro Ivo Ilkiv, que se encontra na capital paranaense.
A reunião foi iniciada com assuntos referente a um projeto de georeferenciamento realizado pela Fundaçaõ Hugo Simas. O contrato para a realização do serviço foi assinado em 2009 e os prefeitos manifestaram interessem em dar continuidade. Ficou acordado que será feito contato com a Fundação para saber da viabilidade. Foi discutido a respeito do repasse mensal que cada prefeitura faz a AMSULPAR. Serão feitos novos cálculos e os valores serão revistos.
Receita Estadual
O delegado da Receita Estadual de União da Vitória, Luiz Carlos Lucchesi Ribas, esteve presente no encontro e repassou aos prefeitos informações referentes ao Fundo de Participação dos Municípios. Ele solicitou apoio dos prefeitos para que as informações de cada município seja divulgadas de forma dinâmica e transparente.
CISVALI
A secretária executiva do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Iguaçu (CISVALI), Silvia Andrade falou do andamento dos trabalhos e respondeu duvidas dos prefeitos. Também informou aos prefeitos que no máximo em duas semanas, será divulgado o edital do Concurso Público do Cisvali que será realizado pelo Centro Universitário de União da Vitória (UNIUV).
Casa de Apoio Amor Fraterno
Representantes da Casa de Apoio Amor Fraterno – entidade que atende pacientes oncológicos – apresentaram a instituição aos prefeitos e solicitaram apoio junto a câmara de vereadores para aprovação de um futuro projeto que torne a entidade de utilidade pública.
Patrulha do Campo
No período da tarde, o Diretor de Desenvolvimento da Companhia de Desenvolvimento Agropecuário do Paraná (CODAPAR), Jair Pedro Vendruscolo, falou aos prefeitos e secretários sobre as ultimas atualizações referentes ao Programa Patrulha do Campo. “Estamos aqui para alinhar as questões. A região recebeu duas patrulhas e estamos alinhando os trabalhos”.
Vendruscolo falou da importância da organização em consórcio para o desenvolvimento da região e a importância da capacitação dos colaboradores. “ A gente já realizou várias capacitações e vê nos olhos dos trabalhadores a mudança na vida deles que isso gera”. No total, já foram entregues para Consórcios Intermunicipais , 30 Patrulhas do Campo.
O presidente do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Paraná Sul (CIDEPSUL), Mauro Feliz dos Santos, destacou a importância do Programa para os municípios do interior.”Nós, pequenos municípios sofremos muito com as chuvas, isso torna as nossas estradas instransitáveis. Esse programa vem nos auxiliar e tornar nossas estradas mais dignas de nossos moradores”.
Fonte: Assessoria de Comunicação AMSULPAR