IMG_7735 IMG_7750

prefeito Antonio durante o lançamento da Festa realizado no mes passado

prefeito Antonio durante o lançamento da Festa realizado no mes passado

            Os números justificam o título. O município paranaense de Cruz Machado é conhecido regionalmente como o maior produtor de erva mate do Brasil. De acordo com dados, cerca de 2,5 mil famílias produzem a erva. Além da facilidade de manejo, o preço tem incentivado o investimento na cultura. A cidade tem sete ervateiras que classificam, desidratam e moem o produto. A maior parte da produção é enviada para outras cidades do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. O Uruguai e a Argentina também consomem a erva-mate produzida no Paraná.

Tamanha popularidade do produto, que em 2013, a Comissão Organizadora para o Desenvolvimento e Aperfeiçoamento da Cultura da Erva-Mate (Codacem), com o apoio da Prefeitura de Cruz Machado, decidiram resgatar o evento.

A 3ª Festa da Erva Mate acontece nos dias 29 e  30 de novembro e 1 de dezembro. Quem faz o convite para os moradores da região, é o prefeito, Antonio Szaykowski. “Será uma grande festa de celebração da cultura de nosso povo, serão três dias de muitas atrações e de alegria. Venham participar”.

A programação oficial inicia na sexta-feira, 29, às 20h30, no Salão da Igreja Luterana com a presença de autoridades e cerimônia solene, apresentação da Banda Sinfônica do município de Pinhão, apresentações artísticas e roda de chimarrão. Em seguida, às 23h, no Clube 7 de Setembro, show com Gilmar Brasil e convidados.

Confira abaixo a programação completa:

 

Sábado, 30/11

Às 23h haverá baile no Clube 7 de Setembro, show com o Grupo Coração Gaúcho.

 

Domingo, 01/12

Às 9h – Na igreja luterana haverá culto ecumênico.

Às 10h – 1º Tratoraço da Erva-Mate, com desfile e benção dos tratores e abertura

das exposições e roda de chimarrão.

Às 12h – Tradicional Almoço.

Às 14h – Início das apresentações de talentos locais e regionais, concurso da

maior folha de erva-mate e também do maior produtor de erva-mate do ano.

 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação AMSULPAR