Post
Em ultima reunião do ano, AMSULPAR e Cisvali definem presidentes
Os prefeitos da Associação dos Municípios Sul Paranaense (AMSULPAR), se reuniram na manhã de quinta-feira, 12, no auditório da 6ª Regional de Saúde de União da Vitória, para o ultimo encontro do ano. O presidente da entidade, o prefeito de União da Vitória, Pedro Ivo Ilkiv, iniciou os trabalhos falando da pauta principal da reunião: a eleição da nova diretoria para 2014.
O Estatuto da AMSULPAR, prevê que o atual presidente seja reeleito por mais um ano. No entanto, o prefeito manifestou sua vontade que outro prefeito assuma o cargo. “Este ano foi um ano muito difícil para todos nós. A maioria está cumprindo o primeiro mandato e tivemos que colocar a casa em ordem. Ano que vem eu não gostaria de estar a frente da AMSULPAR para poder me dedicar ao meu municípios, por recebemos grandes investimentos e temos que priorizar o direcionamento desses recursos. Mas me coloco a disposição para auxiliar a AMSULPAR no que for preciso”, afirma.
Não havendo a manifestação voluntária de nenhum dos prefeitos presentes, Pedro Ivo propôs que o prefeito de Cruz Machado, Antonio Luis Szaykowski – atual vice-presidente – assumisse a frente da entidade. “Como ele já está na vice presidência, eu sugiro que os cargos sejam invertidos. O Antônio assume a presidência e eu a vice-presidencia”. Com a aprovação dos presentes, Antonio assume no dia 6 de janeiro de 2014. Os demais cargos permanecem os mesmos.
Grandes desafios
Além da sigla partidária (Pedro e Antonio são do PT), presidente e vice-presidente compartilham da ideia do desenvolvimento regional por meio de Associação de Municípios e Consórcios Intermunicipais. O presidente eleito, afirma que aceitou a função com o propósito de somar. “Temos muitas dificuldades, vamos atual regionalmente na busca da melhoria da qualidade de vida da nossa população visando o desenvolvimento regional.
Como prioridades, Antonio listou ações ligadas a saúde como a continuidade da discussão para a implantação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), um sistema de gestão regional de Resíduos Sólidos e o Transporte Escolar.
Já Pedro Ivo, fez um balanço das ações da AMSULPAR em 2013 e deu destaque para a formação do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Paraná Sul (CIDEPSUL). Criado no segundo semestre de 2013, o orgão viabilizou a vinda do Programa Patrulha do Campo para a região.
Prefeita Marisa permanece no CISVALI
Na ocasião, também foi realizada a eleição do Consórcio Intermunicipal de Saúde Vale do Iguaçu (CISVALI). O Consórcio abrange os municípios da AMSULPAR. A atual presidente do CISVALI, Marisa de Fátima Ilkiu de Souza foi reconduzida – por unanimidade – por mais um ano.
CIDEPSUL
Ao final da reunião, o presidente do Cidepsul, o prefeito de Paula Freitas, Mauro Feliz dos Santos, falou das ações do Consórcio até o momento. As máquinas do Programa Patrulha do Campo, já passaram pelos municípios de General Carneiro e São João do Triunfo e agora atuam em Bituruna e Antonio Olinto. Mauro solicitou aos prefeitos que quando as máquinas estiverem trabalhando em seus municípios, que eles estejam atentos a todo o processo que ocorre durante os trabalhos para justamente estarem a par de eventuais problemas.
Fonte: Assessoria de Comunicação – AMSULPAR