Na manhã desta quarta-feira,28, aconteceu  no Centro de Pesquisa e Extensão em Aquicultura, Ildo Zago (Cepea), em União da Vitória o  Encontro Regional de Piscicultores. O evento teve como objetivo mostrar as novas técnicas e tecnologias da Piscicultura.

 

 

Cerca de 200 pessoas  entre piscicultores, técnicos e empresários , autoridades e representantes municipais, das cidades que compõe a Associação dos Municípios do Sul do Paraná (Amsulpar) estiveram presentes no evento.

 

 

Para o Prefeito de União da Vitória Pedro Ivo Ilkiv, o projeto contribui para o desenvolvimento da piscicultura na região, bem como, o aumento na renda dos produtores.  Ilkiv afirmou também, que o município tem produtos de excelente qualidade,  e podem fazer parte da merenda escolar.“Com um projeto dessa natureza, aliamos  as duas coisas, dar renda na área rural e ao mesmo tempo, garantir uma merenda de boa qualidade nas escolas, e entidades essenciais”.

 

 

Na parte da manhã, foi realizada a palestra com Luiz Eduardo Grim Sá, sobre o mercado do peixe de água doce. Na parte da tarde os participantes puderam participar de cursos  de produção induzida e padrão de alevinos, qualidade da água e manejo alimentar,  nas estações técnicas.

 

 

Para Aurélio Bona Júnior, representante da   Universidade Estadual do Paraná Campus de União da Vitória (Unespar),o projeto no  centro de piscicultura cresceu  por meio das novas parcerias realizadas entre o Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), e as prefeituras regionais, destacando a prefeitura de União da Vitória, a qual repassa recursos para o funcionamento.

 

 

Bona destaca que o  fato da faculdade ter se transformado em Universidade Estadual, com campos em mais estados do Paraná, ela tem mais recurso para poder investir no centro de piscicultura, e também, tem condições de abrir cursos.“Nós temos um interesse muito grande em transformar esse centro de piscicultura em um local de curso superior, no ramo da   aquicultura ou engenharia da pesca, porque na nossa região não tem, e quem precisa, tem que ir para outros estados. Queremos  fazer desse centro um lugar para formar em nível superior, os produtores e seus filhos, para dessa forma, alavancar a pesquisa e o conhecimento”, afirma Bona.

 

 

O Prefeito de Cruz Machado e presidente da Amsulpar, Antonio Szaykowski,  também esteve presente no  evento. Ele ressaltou a importância que o projeto tem para a região, e enfatizou  que a  diversificação da cultura  piscicultora é uma fonte de  renda muito importante para os produtores e também uma fonte de alimento importantíssima.

 

 

Szaykowski afirma que o evento  também contribuiu com novas ideias e serviu de espelho para futuros projetos em seu município.“Nós já estamos iniciando algumas atividades em Cruz Machado, em parceria com a Casa Familiar Rural, Emater, e Secretária Municipal de Agricultura, para  futuramente, junto com a Unespar e Embrapa aumentar a renda  da nossa agricultura familiar e o  ganho na qualidade de alimentos nas instituições”.

Assessoria de Comunicação Amsulpar