Pedro Ivo demostra ‘confiança’ após reunião no Ministério do Planejamento

 

Na tarde desta terça-feira 24, o prefeito de União da Vitória, Pedro Ivo Ilkiv, esteve em  reunião com a Ministra do Planejamento, Miriam Belchior, (e equipe) para tratar do canal extravasor, nova ponte e mais habitações fora de áreas de risco. Antes disso, pela manhã, a agenda foi com representantes do Exército Brasileiro.

 

 

 

A reunião com representantes do Exército foi para discutir as possibilidades e condições do departamento assumir, por meio dos Batalhões de Engenharia de Porto União e construção de Lages, obra para fazer o canal extravasor. “Fizemos uma longa discussão sobre o assunto”, informou o prefeito. De acordo com Pedro Ivo, os técnicos e oficiais farão estudo detalhado para, posteriormente, sinalizar interesse de executar esse trabalho, caso seja aprovado e liberado recursos para esse projeto defendido pela prefeitura.

 

 

 

Canal, ponte e habitações

A reunião com a ministra do Planejamento, deixou Pedro Ivo confiante. “É o ministério do Planejamento que incluem as obras e determina o rumo do Governo”, explica. “A Miriam é braço direito com poder de decisão, no Governo da presidenta Dilma Rousseff”, salienta. A tratativa teve início por volta das 16h e se prolongou até o início da noite. Três assuntos foram abordados: canal extravasor, nova ponte e mais moradias. “O que ela mais gostou foi a nossa proposta do canal”, pondera Pedro Ivo. “Por apresentar uma proposta clara de prevenção, na observação da ministra”, completa. Na quinta-feira da próxima semana, será organizada nova agenda técnica, no ministério, para analisar diversos quesitos relacionados à obra.

 

Sobre a ponte, a justificativa apresentada pelo prefeito, Dago Woehl e vereadores Gilmar Jarentchuk (presidente da Câmara) e Ziliotto Daldin, foi da necessidade de avançar o município para região alta e melhorar a mobilidade, bastante prejudicada nessa cheia do Rio Iguaçu. “Ela pediu para que eu leve os projetos complementares, na semana que vem”, disse. Sobre o assunto, Pedro Ivo tem confiança na palavra da presidenta Dilma. “Ele me disse para justificar a necessidade que dará apoio na proposta”, frisa. Ele observa que, certamente, a ministra estará tratando, em breve, esse assunto com a presidenta e a expectativa é de aval positivo da Chefe de Estado.

 

 

 

Outro assunto abordado no ministério do Planejamento foi sobre a construção de mais 1.450 novas casas. “Inclusive podemos construir para pessoas com renda familiar maior. Até R$ 3.900,00, poderá se encaixar, quando está em área de risco ou enchente”, analisa o prefeito. Essa perspectiva foi apontada por ele, após concluir as discussões no ministério. “Entendemos que nesse assunto está batido o martelo”. Sobre a área da habitação, Pedro Ivo lembra que já tem 600 novas habitações, com o processo em andamento. Somadas, serão mais de 2.000 novas casas.

 

 

 

Liberação de FGTS, créditos e impostos

“A tendência que podemos avaliar, inicialmente, é que o FGTS deverá ser liberado somente para quem foi diretamente atingido pela enchente”, pondera. Contudo, o prefeito avalia que pode ter novidades sobre esse assunto porque estará na Casa Civil, no final da tarde desta quarta-feira 25, pautado neste assunto, bem como protelação de dívidas, postergação de impostos, empréstimos para empresas, microcrédito, linha de crédito para material de construção, cartão para compra de móveis e eletrodomésticos. Tudo isso foi solicitado à presidenta durante sua visita ao município. Pedro Ivo, também, vai solicitar mais apoio da Defesa Civil, como o repasse de kit de limpeza e demais materiais.

 

 

Assessoria de Comunicação prefeitura de União da Vitória