O Sindicato dos Trabalhadores Rurais de União da Vitória, em parceria com a secretaria municipal de Agricultura, reuniu representantes de várias comunidades rurais para avaliar perdas e danos ocasionados pelas chuvas e, consequentes, enchentes ocorridas no mês de junho no município. A atividade foi realizada na tarde desta quarta-feira 09, no plenário da Câmara Municipal de Vereadores com intuito de produzir documento contendo esse levantamento prévio e indicação de ações de competência do poder público para recuperar vias de acesso, solicitar créditos e melhorar a infraestrutura dentro das propriedades.

 

Os produtores descreveram vários prejuízos ocasionados pelas chuvas, dentre eles, o rompimento e assoarimento de açudes de peixes, danos nas estradas e acessos às propriedades. De acordo com o secretário de Agricultura, Marco Antonio Coradin, várias estradas rurais estão em estado precário, sem feito apenas o serviço emergencial. A prefeitura está atuando, contudo a demanda é grande e dificulta a agilidade dos serviços. “Praticamente todos os serviços, foram prejudicados tanto durante o mês de junho quanto na primeira quinzena de julho. Exceção feita aos emergenciais”, disse o secretário.

 

O presidente do Sindicato, Waldir Cortellini, salientou o empenho da entidade em prol dos produtores. “É importante levantarmos exatamente o que é preciso ser feito e levar essa solicitação para os órgãos que podem encaminhar os auxílios de que necessitamos. Disso a importância dessa conversa hoje”, informou o presidente. A reunião permitiu pontuar os danos, apontar as reivindicações e solicitar o apoio. “Primeiro relatamos tudo isso para encaminhar, mais a frente, esses pedidos”, explica Cortellini.

 

Assessoria de comunicação prefeitura de União da Vitória