Post
União da Vitória: Programa Patrulha do Campo inicia trabalhos
Seguindo o cronograma definido em sorteio pelo Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Paraná Sul (Cidepsul),o município recebeu na última semana de julho o grupo de máquinas formado por: escavadeira, trator de esteira, pá-carregadeira, motoniveladora, rolo-compactador, caminhão-comboio, caminhonete, carreta para o transporte dos equipamentos e cinco caminhões basculantes.
Essa composição leva o nome de Patrulha do Campo, um programa estadual, que visa melhoria de estradas rurais. No caso de União da Vitória está projetada a readequação de, aproximadamente, 22 quilômetros, beneficiando a linha São José, São João e Aparecida, na localidade do Rio Vermelho, com apoio de força tarefa municipal nas estradas vicinais.
O Cidepsul é formada pelos municípios que compõe a Associação dos Municípios do Sul do Paraná (Amsulpar), mais São João do Trinfo, e organiza o trabalho de duas patrulhas na região, por meio do secretário executivo Jaime Raul Allievi. Cada consorciado tem a quantidade de 200 horas cada máquina para realizar os trabalhos, retornando ao primeiro sorteado após fechar o ciclo.
O prefeito Pedro Ivo Ilkiv explica que a escolha da localidade se deu pelo fato de todo o trecho necessitar de readequação em que se subentende o alargamento, abertura de cortes de água e colocação de cascalho. Outra medida é evitar o isolamento de diversas comunidades que, obrigatoriamente, necessitam transitar pela região, mas ficam impossibilitadas quando há grandes incidências de chuvas. “Queremos fazer trechos de aterro para levantar o leito da estrada e permitir que as pessoas transitem em períodos de enchente”, frisa o prefeito. O projeto prevê essa ação uma vez que diversos pontos ficam submersos e impedem a locomoção de pessoas e veículos.
Para alargar o leito da estrada a prefeitura está informando aos moradores sobre a necessidade de remover cercas e árvores da área de domínio público. Essa solicitação foi explicada para a comunidade, em reunião no mês de maio, e visa a conservação da via. “Queremos que todos tenham melhores condições para se locomoverem e a patrulha é fundamental nisso”, acrescenta o prefeito. O trabalho terá auxílio de maquinário do munícipio que, também, vai atuar nas estradas vicinais. O vice-prefeito, Jair Brugnago, tem acompanhado e orientado, diariamente, o andamento dos serviços.
Assessoria de comunicação prefeitura de União da Vitória