A construção da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h, no centro de União da Vitória, teve início nesta semana. A obra é executada pela empresa De Pieri construção UPA 1 Construções, de Tubarão (SC), vencedora do processo de licitação, com investimento de aproximadamente R$ 1,5 milhão do Governo Federal, via repasse financeiro do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2).

 

 

 

A unidade fica na Rua Prudente de Morais e terá atendimento 24 horas para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), ao lado da Justiça Eleitoral e próximo a rodoviária, e vai dispor de salas para exames de raio x e eletrocardiogramas. Ainda, com consultórios e atendimento de emergência. Para a obra, a prefeitura cedeu o terreno (três mil metros quadrados). A UPA 24h faz parte do conjunto de 17 construções e reformas de médio e grande porte, licitadas e em execução, no município de União da Vitória. Todas com investimentos do Governo Federal.

 

 

 

De acordo com o prefeito, Pedro Ivo Ilkiv, a edificação vai centralizar os atendimentos de urgência e emergência. “Trata-se de obra de grande porte que apenas União da Vitória e Irati, na nossa região, conseguiram recurso”, explica o prefeito. “Junto das quatro novas Unidades Básicas, Academia da Saúde nos Conjuntos e do posto de grande porte no São Cristóvão, essas estruturas darão melhores condições de atendimento e prestação de serviço de saúde em nosso município”, afirma Pedro Ivo.

 

 

 

O que é UPA?

Conforme a Portaria nº 32 do Ministério da Saúde, emitida no início do mês de março de 2014, a UPA faz parte do conjunto de serviços de urgência não hospitalares, conforme a Política Nacional de Atenção às Urgências, ficando setorizada entre a Unidade Básica (Posto de Saúde) e a Atenção Hospitalar. De certa forma, trabalhando em conjunto com ambas tendo uma equipe multiprofissional. Ao ser atendido, o paciente é avaliado e direcionado conforme a sua necessidade específica diagnosticada.

 

 

 

 Assessoria de Comunicação Prefeitura de União da Vitória