Na manhã desta segunda-feira, 27, os prefeitos da  Associação dos Municípios do Sul Paranaense (Amsulpar), estiveram reunidos em reunião extraordinária, para tratar de assuntos referentes a implantação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE),  no terreno do Terminal Ferroviário de Desembarque de Calcário de União da Vitória.

 

 

Reunidos na sede da Associação, estavam presentes o  presidente da Associação e prefeito de Cruz Machado Antonio Luis Szaykowski, Mauro Feliz dos Santos, prefeito de 100_4211Paula Freitas, Pedro Ivo Ilkiv, prefeito de União da Vitória, prefeito de São Mateus do Sul, Clóvis Ledur, e o prefeito de Bituruna José Constantino de Lara. Juntamente com o Secretário Executivo Wagner Ari Neumann e o Engenheiro Civil da Construtora Piacentini, Felipe Carvalho Ribeiro.

 

 

 

O assunto pautado foi a assinatura de autorização (declaração de anuência) para a  Implantação da Estação de Tratamento de Esgoto, a qual irá atender a construção do Conjunto habitacional, Redidencial Hebert Woehl, que visa a construção de 650 novas moradias, em União da Vitória.

 

 

Conforme o prefeito Pedro Ivo Ilkiv, as moradias serão construídas  acima do terreno da Amsulpar,  dessa forma, o esgoto  de todas as casas irá passar por uma tubulação por meio do terreno até chegar na lagoa de tratamento. Segundo Ilkiv  a estrutura é compacta, toda em PVC. “Além disso, o sistema é moderno, não gera mau cheiro nem poluição, e será operado pela Sanepar, e a água sairá limpa”.

 

 

De acordo com  Ribeiro, Engenheiro responsável pela obra,  o Instituto Ambiental do Paraná (IAP), propôs a construção  de dois processos. Primeiro a construção para a captação  da água da chuva, a qual será concentrada na tubulação para depois ir até a lagoa. O segundo processo vai ser  a construção da Estação de tratamento, em que passará pelo mesmo processo, será tratado e após será lançado na lagoa e absorvido pela Terra. Ribeiro ressalta que  dois processos já estão aprovados pelo IAP.

 

 

 Entenda o Caso.

 

Localizado na Colônia Dona Julia no Distrito de São Cristovão, em União da Vitória, o imóvel da a Companhia de Desenvolvimento Agropecuário do Paraná (Codapar), construído no terreno da Amsulpar, serviu durante um longo período como terminal ferroviário de desembarque de calcário para União da Vitória e região. No entanto, com o passar dos anos a linha ferroviária foi desativada e ficou inviável o desembarque de calcário, então realizada por veículos.

 

 

No início de 2014 o imóvel começou a ser ocupado pela Cooperativa de trabalho dos agentes Ecológicos de União da Vitória (Coopertrage), em que é formada por antigos catadores lixo que trabalhavam nas ruas do município. Com o apoio do projeto EcoCidade da prefeitura, os ex-catadores saíram da informalidade, criaram uma cooperativa de trabalho e se organizaram para que ela existisse formalmente.

 

Assessoria de Comunicação Amsulpar