Post
Prefeitos discutem Implantação daEstação de Tratamento de Esgoto em área da Amsulpar
Na manhã desta segunda-feira, 27, os prefeitos da Associação dos Municípios do Sul Paranaense (Amsulpar), estiveram reunidos em reunião extraordinária, para tratar de assuntos referentes a implantação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), no terreno do Terminal Ferroviário de Desembarque de Calcário de União da Vitória.
Reunidos na sede da Associação, estavam presentes o presidente da Associação e prefeito de Cruz Machado Antonio Luis Szaykowski, Mauro Feliz dos Santos, prefeito de Paula Freitas, Pedro Ivo Ilkiv, prefeito de União da Vitória, prefeito de São Mateus do Sul, Clóvis Ledur, e o prefeito de Bituruna José Constantino de Lara. Juntamente com o Secretário Executivo Wagner Ari Neumann e o Engenheiro Civil da Construtora Piacentini, Felipe Carvalho Ribeiro.
O assunto pautado foi a assinatura de autorização (declaração de anuência) para a Implantação da Estação de Tratamento de Esgoto, a qual irá atender a construção do Conjunto habitacional, Redidencial Hebert Woehl, que visa a construção de 650 novas moradias, em União da Vitória.
Conforme o prefeito Pedro Ivo Ilkiv, as moradias serão construídas acima do terreno da Amsulpar, dessa forma, o esgoto de todas as casas irá passar por uma tubulação por meio do terreno até chegar na lagoa de tratamento. Segundo Ilkiv a estrutura é compacta, toda em PVC. “Além disso, o sistema é moderno, não gera mau cheiro nem poluição, e será operado pela Sanepar, e a água sairá limpa”.
De acordo com Ribeiro, Engenheiro responsável pela obra, o Instituto Ambiental do Paraná (IAP), propôs a construção de dois processos. Primeiro a construção para a captação da água da chuva, a qual será concentrada na tubulação para depois ir até a lagoa. O segundo processo vai ser a construção da Estação de tratamento, em que passará pelo mesmo processo, será tratado e após será lançado na lagoa e absorvido pela Terra. Ribeiro ressalta que dois processos já estão aprovados pelo IAP.
Entenda o Caso.
Localizado na Colônia Dona Julia no Distrito de São Cristovão, em União da Vitória, o imóvel da a Companhia de Desenvolvimento Agropecuário do Paraná (Codapar), construído no terreno da Amsulpar, serviu durante um longo período como terminal ferroviário de desembarque de calcário para União da Vitória e região. No entanto, com o passar dos anos a linha ferroviária foi desativada e ficou inviável o desembarque de calcário, então realizada por veículos.
No início de 2014 o imóvel começou a ser ocupado pela Cooperativa de trabalho dos agentes Ecológicos de União da Vitória (Coopertrage), em que é formada por antigos catadores lixo que trabalhavam nas ruas do município. Com o apoio do projeto EcoCidade da prefeitura, os ex-catadores saíram da informalidade, criaram uma cooperativa de trabalho e se organizaram para que ela existisse formalmente.
Assessoria de Comunicação Amsulpar