Na última quinta-feira, 20, foram apresentados na reunião do Conselho Gestor do Território Vale do Iguaçu, dois projetos do Programa Pro Rural,  para conhecimento e aprovação do Conselho.

 

 

O Conselho é formado por representantes de instituições que compreende Associação dos Municípios do Sul Paranaense (Amsulpar). Entre eles estão o representante do Sindicato Rural, Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural, Núcleo SEAB – União da Vitória, Núcleo Regional da Educação. Instituto Ambiental do Paraná – IAP, 6ª Regional de Saúde, Instituto Emater, Sanepar, Secretária Municipal de Educação, Sindicato dos trabalhadores Rurais, Amsulpar, Cooperativa de Crédito, Cooperaiva de Produção, Secretária Municipal de Agricultura, Associação das casas familiares rurais- ARCAFAR-Sul e Acamsul.

 

 

O Programa Pro Rural é destinado a todos os territórios do Estado do Paraná e entre eles o Vale do Iguaçu. São diversas ações que estão sendo desenvolvidas e apoiadas por meio deste Programa. Umas delas é o apoio para Projetos de Negócios para Associações Rurais, com  o objetivo de desenvolver atividades que promovam a geração de renda e o aumento da qualidade de vida no meio rural, em especial a agricultura familiar com prioridade para jovens e mulheres.

 

 

De acordo com Terezinha Monte, representante do Conselho Gestor, os projetos são destinados a associações rurais e os projetos não precisam ser necessariamente para áreas agrícolas, mas as associações precisam ser de produtores rurais, porque o objetivo do Programa é o aumento da renda em longo prazo.

 

 

Na reunião foram apresentados dois projetos que foram desenvolvidos junto á associações que demostraram interesse, e na oportunidade passaram pela aprovação do Conselho para serem encaminhados para buscar o referido apoio.

 

 

O primeiro projeto é da Associação da Comunidade do Encantilado do município de Cruz Machado, que visa a construção de uma Estrutura de Secagem de Cereais e a compra de equipamentos. O projeto tende a beneficiar indiretamente 28 famílias, e atingir diretamente 400 pessoas, todas na região da associação do Encantilado.

 

 

O segundo projeto encaminhado para aprovação foi da Associação da Comunidade de Indubra no município de General Carneiro, em que pretende viabilizar uma unidade de processamento de vegetais,  o projeto visa a construção de toda a estrutura e a de comprar equipamentos. A proposta tende a beneficiar indiretamente 14 famílias da região da Indubra, que se localiza no interior do município.

 

Assessoria de Comunicação da Amsulpar

100_4245 100_4246 100_4248 100_4250 100_4252 100_4253 100_4255 100_4256 100_4257