Com a intenção de  promover a troca de informações e conhecimento entre os municípios da região, afim de melhorar a arrecadação dos municípios e realizar ações em conjunto, bem como articular o acesso  junto ao tribunal de conta, foi criado oficialmente no último dia 18, o Fórum Permanente dos Secretários de Finanças e Contadores Públicos, envolvendo os municípios que fazem parte da Associação de Municípios do Centro Sul do Paraná  (Amcespar) e  da Associação dos Municípios Sul Paranaense (Amsulpar).

 

 

A primeira reunião foi realizada na sede da Amcespar, em Irati, e estiveram presentes representantes de Irati, Mallet, Rebouças, Imbituva, Inácio Martins, Teixeira Soares, São Mateus do Sul e União da Vitória.

 

 

Na ocasião, foi escolhida a mesa diretora da entidade, tendo sido eleito como coordenador Luiz Valdir Slompo de Lara, de Irati. Como coordenadora suplente, Sandra Mara Jung, de União da Vitória, representando a Amsulpar; como primeiro secretário, José Santos da Rosa, de Teixeira Soares e  como segundo secretário Cleiton de Lima Lessa, de São Mateus de Sul, também representando a Amsulpar.

 

 

A cada encontro serão trazidos assuntos de áreas distintas. Nesta primeira reunião foram discutidos fiscalização do ISS e nota fiscal eletrônica. No próximo evento, já marcado para março, haverá um debate a respeito de prestação de contas, inclusive, com a possível presença de técnicos do Tribunal de Contas.

 

 

Amsulpar – Representantes de União da Vitória

Em um primeiro momento o intuito é que o Fórum abrangesse somente os municípios da Amcespar. Entretanto, após conversas entre  integrantes Amcespar e o secretário de Fazenda de São Mateus do Sul, observou-se o interesse dos municípios pertencentes à Amsulpar em discutir os mesmos temas. “Houve este entrosamento entre os municípios, em  que os problemas são parecidos. E quanto mais municípios trouxerem e assimilarem experiências de outros é melhor para nossa região”, explica Slompo.

 

 

As reuniões acontecerão a cada sessenta dias, em quintas-feiras, e serão itinerantes, ou seja, acontecerão em cada um dos município participantes, a fim de haja uma maior integração do grupo.

 

 

Informações e fotos: Ciro Ivatiuk/ Jornal Hoje Centro Sul