Post
Prefeitos da Amsulpar se reúnem com Beto Richa para discutir o desenvolvimento econômico e social dos municípios da região

Nesta quinta-feira, 28, o prefeito Clóvis Ledur do município de São Mateus do Sul, e Pedro Ivo Ilkiv de União da Vitória, estiveram na capital paranaense juntamente com empresários e deputados do Sul do Estado. Em reunião no Palácio Iguaçu com o governador Beto Richa foram discutidas formas de impulsionar o desenvolvimento econômico e social dos municípios da região. Durante o encontro, a Companhia Paranaense de Gás (Compagas) apresentou um projeto que prevê o investimento de R$ 475 milhões para construção de 351 quilômetros de redes de distribuição de gás de Curitiba até Guarapuava, passando pelos dois municípios.
A intenção é que a oferta do combustível seja um atrativo para novos investimentos privados para a região, que tem um dos menores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) do Paraná. “Esse é um elemento atrativo para que mais empresas invistam nessa importante região do Estado. Vamos agora ampliar os estudos para avaliar a viabilidade dessa obra que impulsionará o desenvolvimento econômico e social dos municípios da região Sul”, disse o governador.
Atualmente, cerca de 130 indústrias e 350 estabelecimentos comerciais utilizam o gás natural fornecido pela Compagas. O Paraná conta com 610 quilômetros de rede de distribuição e atende a 13 municípios.
Duas etapas
O presidente da Compagás, Fernando Ghignone, explica que a obra de Guarapuava a União da Vitória seria feita em duas etapas. A primeira, já com projeto bastante avançada, será de Curitiba a São Mateus do Sul. Serão 157 quilômetros passando pelo município da Lapa. A licitação para essa etapa será aberta até junho.
“A Compagás é uma grande parceira estratégica do estado para promover o desenvolvimento do interior”, disse ele. A expectativa é num segundo momento levar essa obra de São Mateus do Sul até Guarapuava, passando por União da Vitória. “Vamos estudar essa obra e avaliar qual a alternativa melhor para construção desse importante ramal de gás”, disse. Ele citou como exemplo a construção do ramal de gás para Castro que trouxe muitas empresas para a cidade.
Desenvolvimento
De acordo com Pedro Ivo Ilkiv, União da Vitória passa por um período de dificuldades econômicas devido a desaceleração da indústria da madeira. Ele avalia que a oferta de gás natural possa atrair novos investimentos. “Precisamos encontrar alternativas e diversificar nosso mercado. Tenho certeza que essa opção será uma redenção para nosso município”, disse ele.
Clóvis Ledur, também defendeu a construção do ramal de gás natural. “Precisamos com urgência atração de novos investimentos. Os jovens de São Mateus do Sul estão se profissionalizando e deixando a cidade por falta de oportunidades. Essa medida será muito importante para nós”, avaliou.
A reunião também foi acompanhada pelos deputados estaduais eleitos Alexandre Curi e Hussein Bakri, além de vereadores e lideranças municipais.
Informações Agência de Notícias do Paraná
Veja mais

Servidores da região da AMSULPAR participam de oficina sobre orçamento público com foco no Plano Plurianual Municipal

Prefeitos da AMSULPAR participam de reunião inaugural de alinhamento institucional da municipalidade
