Post
Reunião discute regulamentação das leis de inspeção nos municípios

Na manhã desta terça-feira, 25 de março, foi realizada no auditório do Núcleo de Educação de União da Vitória, reunião com secretários e representantes da agricultura das prefeituras da Associação dos Municípios Sul Paranaense (Amsulpar), sobre a regulamentação das leis de inspeção dos municípios.
A reunião foi convocada pelos Representantes do escritório regional do Instituto Paranaense de assistência técnica e Extensão Rural (Emater), Cleacir Dall’ Algnol e Rubens Sieburger, para tratar da implantação do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal.
É muito importante que cada município tenha implantado o Serviço de Inspeção Municipal (SIM), para o desenvolvimento no comércio dos produtos agrícolas, trabalhando não com a certificação do produto, mas, prestando uma forma de consultoria, apontando os direcionamentos corretos a serem seguidos, para dessa forma, preparar as agro indústrias para que possam atingir a um padrão de qualidade.
De acordo com Dall’ Algnol para que os empreendedores possam vender seus produtos aos consumidores locais, de forma inspecionada e com a etiqueta, é preciso aderir as normas de órgãos certificados como o SIM. Caso ele queira expandir suas vendas para outras cidades do estado, deve aderir ao Serviço de Inspeção do Paraná, (SIP). Já para a venda dos produtos em demais estados no País e até mesmo para vendas no exterior, é preciso ter o Serviço de Inspeção Federal (SIF).
Na reunião, também foi discutida a possibilidade da implantação do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (SUASA). Mas para isso, é preciso que cada município estude as leis e as regulamente, para depois instalar o SIM no município.
Estiveram presente, Regis Gassner, do município de Antonio Olinto, Mário Zamperion, de Bituruna, Nordon Rodiro Stejuk, de General Carneiro, Carlos Eduardo Pinto, de Porto Vitoria e também a Representante da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), Rosana Moraes Santos.
Os secretários expuseram a situação de seus municípios, como quantas empresas têm, e quais já implantaram o sistema. A partir disso, os participantes puderam tirar suas dúvidas sobre quais os melhores procedimento a serem realizados para regulamentar a lei . Dall’ Algnol afirma que apenas três, dos nove municípios da Amsulpar tem a lei regulamentada e, poucos têm um profissional contratado para fazer a inspeção. Por isso, o primeiro passo é organizar as leis para dessa forma, aderirem ao SIM.
A próxima reunião já está agendada. Será no próximo dia 15 de abril. Na oportunidade será realizada uma oficina regional de nivelamento de conteúdo sobre a regulamentação do serviço de inspeção no seu município.
Assessoria de Comunicação Amsulpar
Veja mais

Servidores da região da AMSULPAR participam de oficina sobre orçamento público com foco no Plano Plurianual Municipal

Prefeitos da AMSULPAR participam de reunião inaugural de alinhamento institucional da municipalidade
