Com a chegada do inverno, muitas pessoas sofrem com doenças respiratórias, como a Gripe, por isso o Ministério da Saúde lançou a campanha de vacinação “contra a gripe, seu escudo é a vacinação”.

 

A ação, que terá início no dia 4 de maio, disponibilizará 54 milhões de doses para a imunização de 49,7 milhões de brasileiros que fazem parte do grupo prioritário por ter maior risco de complicações por conta da doença. A meta é garantir a vacinação de 80% do público-alvo, 39,7 milhões de pessoas, até o fim da campanha, em 22 de maio.

 

 

Para atender a população que não tem tempo de ir as unidades de saúde se vacinar nos dias de semana, foi lançado o dia D da vacinação, cerca de 65 mil postos de saúde em todo o Brasil abriram neste sábado, 9. Os municípios que compõem a Associação dos Municípios Sul Paranaense (Amsulpar), também participaram da campanha.

 

 

A vacina disponibilizada pelo Ministério da Saúde protegerá a população contra os três subtipos do vírus da gripe determinados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para este ano (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B). O público-alvo da campanha é formado por crianças de seis meses a menores de cinco anos; pessoas com 60 anos ou mais; trabalhadores da saúde; povos indígenas; gestantes; puérperas (mulheres até 45 dias após o parto); população privada de liberdade; e os funcionários do sistema prisional.

 

 

A vacina contra a gripe reduz as complicações que podem produzir casos graves da doença, internações ou, até mesmo, óbitos. Estudos demonstram que a vacinação contribui para a redução de 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da influenza.

 

 

 

 

Assessoria Amsulpar