Post
Seminário Regional sobre culturas de Feijão e Soja aconteceu no município de Paula Freitas

Aconteceu na quarta-feira, 14, o Seminário Regional sobre as culturas de Feijão e Soja e Campanha Plante Seu Futuro.
O evento foi organizado pela prefeitura do município de Paula Freitas, em conjunto com o Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), com o apoio das instituições como a Syngenta, Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). O evento aconteceu no Centro Comunitário da cidade de Paula Freitas.
Participaram aproximadamente 300 agricultores da região da Associação dos Municípios Sul Paranaense (Amsulpar), e também os acadêmicos do curso de Agronomia, das Faculdades Integradas Vale do Iguaçu (Uniguaçu) e também os estudantes da Casa Familiar Rural da cidade de Paulo Frontin.
O seminário iniciou com a palestra do engenheiro agrônomo Doutor Nelson Harger, que apresentou sobre o Projeto Estadual Plante Seu Futuro. O projeto tem objetivo de divulgar e capacitar os agricultores, utilizando das tecnologias disponíveis para a pratica agrícola. As ações do Plante seu futuro levam em consideração peculiaridades regionais e locais, com o objetivo de passar conhecimento, e também ensinar boas práticas agrícolas, por meio das tecnologias disponíveis, proporcionando incremento da rentabilidade com preservação ambiental.
O projeto ensina a conservar o solo, realizar as técnicas de manejo de pragas, doenças e plantas invasoras das lavouras, utilizar corretamente os agrotóxicos para evitar deriva e a contaminação do ambiente, e também foi apresentado as formas de monitoramento nas lavouras de soja.
Também foi apresentado o trabalho do acadêmico de Agronomia da Uniguaçu, Diogenes Diego David, que realizou um estudo sobre as pragas, foi utilizado para analise o Coletor de Esporos da Emater para analisar a estrutura das plantas e fazer o monitoramento de pragas.
A segunda palestra foi sediada pela Engenheira Agrônoma, doutora em produção vegetal, Lutécia Beatriz Canalli, que falou sobre o Plantio Direto, que tem o objetivo de melhorar a cobertura do solo, minimizar o impacto da erosão, e escorrimentos superficiais.
Segundo a Doutora Lutecia, o plantio direto traz inúmeros benefícios para o agricultor, ele melhora a estrutura do solo, traz fertilidade, melhora a produtividade, e também traz benefícios ambientais, pois vai estar reduzindo a erosão, e preservando a agua no solo. Também foi realizada a palestra sobre Tecnologia da Aplicação com o Doutor Harger, Syngenta apresentou o Sistema de Sustentabilidade na Agricultura.
“O evento tem como objetivo trazer benefícios para os agricultores, tanto econômico, quanto para o meio ambiente, na questão da agua, do solo, e também do carbono emitido”. Afirma a Doutora Lutecia.
“A ideia é trazer para os agricultores um pouco de conscientização, e trabalhar com a agricultura com o menor impacto possível” afirma o representante da Emater, Cleacir Dall’ Algnol.
O Prefeito de Paula Freitas, e anfitrião do evento, agradeceu a presença de todos os agricultores e também dos acadêmicos, afirmando que o evento é muito importante para a agricultura, e que trará mais conhecimento, e muitos benefícios.
Assessoria Amsulpar
Veja mais

Servidores da região da AMSULPAR participam de oficina sobre orçamento público com foco no Plano Plurianual Municipal

Prefeitos da AMSULPAR participam de reunião inaugural de alinhamento institucional da municipalidade
