Post
União da Vitória comemora 122 anos cheia de bons motivos
No dia 27, terça-feira, a cidade pertencente ao Vale do Iguaçu, União da Vitória, celebrou 122 anos de história, desde que o Coronal Amazonas de Araújo Marcondes trouxe os primeiros imigrantes europeus à região e a Guerra do Contestado iniciou suas lutas. Mais de um século se passou e hoje, seus cerca de 50 mil habitantes vivenciam as conquistas obtidas ao longo de todos esses anos. Como convidado especial dessa festa esteve presente, pela primeira vez, o governador do Estado do Paraná, Beto Richa, que durante o dia participou de diversos eventos que ocorreram no Município juntamente com o Presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, Valdir Rossoni.
Assim que pousou no aeroporto José Cleto, às 10h30, o governador seguiu com sua comitiva à Biblioteca Cidadã Professora Edy Santos da Costa, localizada no Distrito de São Cristóvão, na Av. Paula Freitas, que o aguardava para ser inaugurada. O nome é uma homenagem feita à Professora Edy da Costa que durante sua vida abraçou causas da educação no Município e acreditou sempre na transformação do ser humano por meio da educação. Em seu pronunciamento, Beto Richa reforçou os ideais da homenageada, afirmando que é pelo conhecimento que o homem se emancipa.
Em seguida o prefeito de União da Vitória, Carlos Alberto Jung, o governador e demais autoridades, como prefeitos de Municípios vizinhos, se dirigiram ao bairro Lagoa Dourada onde, em parceria com a Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), fizeram a entrega de 43 casas. Segundo o prefeito, essa atuação era mais que necessária, já que as famílias que até então ocupavam uma área atingida por enchentes, de infraestrutura em condições precárias, a partir de agora vão morar ali, com maior dignidade. Outras 429 casas serão construídas pelo mesmo projeto, segundo confirmação de autoridades, intencionando a evasão de todas as famílias que hoje vivem em área de risco.
O terceiro acontecimento se deu na Rua João Gualberto, região central, onde foi inaugurado o primeiro Instituto Médico Legal de União da Vitória. Para a obra, foram utilizados 415 metros quadrados e investidos mais de novecentos mil reais, com recursos do governo estadual. O instituto, que conta com salas de necropsia, sala para exames de perícia, sala para exames de lesão corporal e sala para assistência psicológica e social, será comandada pelo Dr. Carlos Eduardo Moura e administrado pelo chefe local Gilson dos Anjos. Na mesma ocasião, o governador teve encontro com as mulheres da Liga do Câncer, parabenizando-as pelo ofício que se propuseram a fazer e prometendo a compra de um veículo novo para auxiliar nos trabalhos.
Depois de um almoço, todos compareceram à Praça Coronel Amazonas, onde acontece anualmente o corte do bolo de aniversário da cidade, que nesse ano teve 122 metros, devido os 122 anos de comemoração. Em pronunciamento, o secretário de Segurança Pública do Paraná, Reinaldo de Almeida César, disse que a cidade de União da Vitória vive hoje um “ciclo da vida”, tendo sua educação em ascensão, melhoria na infraestrutura familiar, regionalização da saúde.
O ex presidente da Associação de Municípios Sul Paranaense e atual Presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, Valdir Rossoni, cumprimentou o governador pelas conquistas concedidas à região e salientou a regionalização da saúde como principal foco. Segundo ele, foi somente no governo de Beto Richa que ações voltadas à saúde e ao tratamento especializado foram atendidas. Disse também que a partir de agora União da Vitória começa a recuperar seu status de cidade polo, graças à boa administração estatual que une elegância, educação e humildade. “Nunca um governador nos deu o prazer de presenciar nosso aniversário”, termina ele que é natural de Bituruna.
O prefeito anunciou o dia de comemoração como um marco da história de União da Vitória, que possui atualmente um governador do povo, que luta por suas melhorias e concretiza seu desenvolvimento. De acordo com Juco, 60% dos votos da última eleição para governador estadual no Município, foram destinados a Beto Richa, confirmando a confiança depositada pelos moradores, e que hoje é revertida em muitos benefícios.
Beto Richa agradeceu a confiança e disse ter consciência de suas responsabilidades. Agradeceu também Rossoni pela qualidade do seu trabalho, e a sua equipe em geral, que vê a união como princípio de fortalecimento, defendendo os interesses legítimos do Paraná. Para ele é uma honra poder estar em União da Vitória, cidade tão adorada pelo seu pai, José Richa, que também foi governador do Estado.
“Cresci ouvindo meu pai falar muito bem dessa cidade, por isso hoje tenho imenso carinho por ela e pelo seu povo, Que merece condições de vida cada vez melhores”.
O atual presidente da Amsulpar, Kurt Nielsen Junior, parabeniza União da Vitória por mais um aniversário, e se diz satisfeito em ver tantas conquistas alcançadas. Também ressaltou a importância dos novos oferecimentos feitos, que asseguram um desenvolvimento sempre crescente.