Post
REUNIÃO DA COMISSÃO ORGANIZADORA DO 3º SEMINÁRIO DE AGRICULTORES FAMILIARES

Na ultima quinta feira, 30, reuniram-se na SindiPetro em São Mateus a Comissão Organizadora do 3º Seminário de Caracterização de sistemas de produção tradicionais e agroecológicos de erva-mate de agricultores familiares nas regiões Centro-Sul do Paraná e Norte Catarinense. O primeiro encontro foi realizado em 2013, mas agora a Comissão está trabalhando habilmente para que o evento com os agricultores da região se realize nos dias 09 e 10 de Setembro. Estavam presentes representantes das secretarias regionais, Fetraf, EcoAraucária, Seab, Emater, Iapar, Embrapa Florestas, ICMBio, UEPG/Lama, Instituto de Florestas do Paraná, IAP, Epagri, Deser, Icaf, Amsulpar.
A proposta que a região sul paranaense e norte catarinense quer trazer é a de definir uma estratégia para a valorização da Erva-Mate, que é produzida tradicionalmente por agricultores familiares, que auxiliam na conservação das araucárias. Essa ideia propõe como foco principal, dispor a erva através da Indicação Geográfica, tratando-se de ser a melhor da região, propõe-se que este ‘selo’ caracterize-a como a melhor mundialmente. Como sendo uma característica da região, esse registro geográfico irá distinguir a erva do sul de qualquer outra cultivada em solo distinto. Irá, além disso, lhe conferir qualidade de produção, e de saber fazer.
Além da qualidade certificada da erva, a Indicação Geográfica também influenciará o desenvolvimento regional e territorial. É de grande importância econômica também, salientando que tais sistemas são essenciais para a conservação do Bioma da Floresta com Araucária.
Veja mais

Servidores da região da AMSULPAR participam de oficina sobre orçamento público com foco no Plano Plurianual Municipal

Prefeitos da AMSULPAR participam de reunião inaugural de alinhamento institucional da municipalidade
