Post
AMSULPAR E CACESUL EXPÕEM OS PONTOS PRINCIPAIS PARA O DESENVOLVIMENTO REGIONAL
A principal preocupação das entidades é a prognose da SIX fechar as portas.
Na última sexta-feira, 5, no auditório do Melo Advogados autoridades do poder público e empresários ligados a Coordenadoria das Associações Comerciais do Centro Sul do Paraná (CACESUL) se reuniram para discutir assuntos de importância regional, tendo como anfitriã a Diretora da CACESUL, Maria Salette Rodrigues de Melo. Dentre os principais assuntos da pauta estavam a questão do suposto fechamento da Unidade de Industrialização do Xisto (SIX), em São Mateus do Sul e a construção da Termoelétrica em União da Vitória.
Ainda no inicio da reunião o consultar da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná (FACIAP), Márcio Ercílio fez sua preleção sobre a rede de benefícios da Associação, e os eventos que irão ocorrer mais adiante, como um seminário, e um programa Bom Negócio Paraná, tudo em prol do desenvolvimento e aprimoramento dos empresários municipais.
Mas em destaque na reunião foram os assuntos ligados a região de São Mateus do Sul da Unidade da Petrobrás e os problemas que seu pressuposto fechamento irá trazer para os municípios que abrangem a Amsulpar. Esteve presente na reunião o Deputado Estadual Hussein Bakri que trouxe aos presentes a gravidade da situação, o Deputado esteve em Brasília na última semana e juntamente com o Prefeito de São Mateus do Sul Clóvis Ledur travou essa batalha, inclusive estarão em breve reunidos com o Presidente da Petrobrás para que essa fonte de economia não feche suas portas.
O Prefeito de Bituruna e Presidente da Amsulpar Claudinei de Paula Castilho parabenizou o Deputado Bakri, e aproveitou o momento para apresentar suas ideias de desenvolvimento. Castilho trouxe aos presentes alguns problemas de seu município e garantiu o auxílio do Deputado. Ainda na conversa o Prefeito discorreu que ainda com pouca experiência política está agregando muito aprendizado em um ano de gestão, e garante fazer o seu melhor como Presidente da Amsulpar trazendo suas experiências profissionais como advogado.
Maria Salette comenta um pouco a importância da coordenadoria da CACESUL em todas as associações comercias do Sul do Paraná. “Então ela é composta por empresários e se reúnem para tratar de assuntos relativos ao desenvolvimento da economia regional, então aqui nós tratamos de vários assuntos de interesse, problemas estruturais, como infraestrutura, logística, dentro dos municípios, a gente capta de maneira muito forte, assuntos como rodovias, a questão agora do gasoduto, a termoelétrica, assuntos que vem trazer desenvolvimento para a região”, explica.