Post
UNIDADE DA PETROBRÁS EM SÃO MATEUS DO SUL TEM NOVAS CONQUISTAS
A Unidade de Industrialização do Xisto (SIX) de São Mateus do Sul recebeu na manhã da última quinta, 18, uma licença prévia do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) que permite o aumento da produção do lastro oleoso – subproduto resultado da extração do xisto.
A licença foi assinada e entregue em Curitiba, pelo governador do Estado, Beto Richa, ao prefeito Clovis Ledur e ao gerente-geral da SIX, José Alexandrino Machado.
A entrega da licença ambiental faz parte de uma série de ações que vem sendo tomadas para garantir o funcionamento da unidade em São Mateus do Sul, que corria risco de ser desativada em até dois anos. Na terça, 16, o prefeito Ledur recebeu do ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, a garantia de que a usina não vai encerrar as atividades.
Após isso o prefeito Ledur e seu vice, Distéfano, acompanhados do gerente-geral Machado e do deputado estadual Hussein Bakri, foram recebidos pelo Secretário da Casa Civil do Governo do Estado, Eduardo Sciarra; e pelo presidente do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Luiz Tarcísio Mossato Pinto, para uma conversa sobre o projeto Xisto Agrícola.
Discutido desde 2003 e projeto tem o objetivo de desenvolver o potencial do xisto e seus subprodutos na agropecuária de São Mateus do Sul, com ênfase na produção agroecológica.
A ideia do projeto é investir em pesquisas para a produção de fertilizantes, adubos e defensivos agrícolas a partir de subprodutos do xisto. Para isso, são necessárias licenças ambientais que garantam a sustentabilidade do projeto.
“Como a agricultura familiar é muito intensa na nossa região, através dos subprodutos do xisto, será possível baratear e render muito mais a produção desses agricultores”, argumentou Alexandrino. “Isso trará mais lucros e, consequentemente, mais investimentos para a região”.
Ao final da reunião, Sciarra e Mossato garantiram o apoio do Governo do Estado ao projeto do xisto agrícola. Sciarra se comprometeu em participar de reuniões técnicas junto ao Instituto Ambiental do Paraná (IAP), para que o projeto seja avaliado.