Mutirão de Combate ao Aedes Aegypti em Bituruna

  O último sábado 12, foi de muito trabalho e combate ao mosquito Aedes Aegypti em Bituruna. O segundo mutirão de limpeza e conscientização aconteceu na Vila Mariana. Servidores da Prefeitura de Bituruna e moradores do bairro ajudaram a realizar limpeza nos terrenos e melhorias nas vias públicas. O objetivo da ação é alertar a população sobre a importância de eliminar possíveis focos do transmissor da dengue, chikungunya e do zika vírus, realizando o recolhimento de materiais que precisam do descarte correto como recicláveis, objetivos domésticos e entulhos.

De acordo com a secretária de Saúde e Saneamento, Marcia Brito, a participação e colaboração da comunidade é fundamental. “Encontramos larvas e as encaminhamos para verificar se são do Aedes. A colaboração dos moradores é fundamental para que tenhamos resultados bons e efetivos”, explica.Na segunda-feira 14, a Secretaria de Obras finalizou o recolhimento dos materiais descartados pelos moradores e já se preparam para o próximo mutirão.

 

 

Cruz Machado também realiza ações de combate ao mosquito

A Prefeitura de Cruz Machado, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou na última quinta-feira, 10, nas ruas da Praça Papa Pio XXI, uma importante ação de alerta de combate ao Aedes Aegypti, transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika. Os munícipes receberam panfletos de orientação e prevenção contra o mosquito. A ação contou com o apoio da Polícia Militar. O objetivo da ação é chamar a atenção da população para o combate da doença, distribuindo material educativo que orienta sobre os cuidados que devem ser tomados e as formas de prevenção.

A melhor forma de se evitar as doenças é combater os focos de acúmulo de água, locais propícios para a criação do mosquito transmissor da doença. Para isso, é importante que a população se conscientize e não deixe água parada em latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, vasinhos de plantas, jarros de flores, garrafas, caixas d´água, tambores, latões, cisternas, sacos plásticos, lixeiras, entre outros.

 

A luta contra o Aedes Aegypti se intensificou em São Mateus do Sul

Além do trabalho realizado nas ruas, na mídia e junto aos moradores, onde a conscientização é o principal foco, a prefeitura trabalha também com tecnologias específicas que ajudam a identificar e combater o mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.

Toda quarta-feira, profissionais do controle de endemias realizam testes com larvas coletadas no trabalho de campo dos agentes do combate à dengue. A intenção é identificar, no laboratório do Centro de Saúde, se as larvas são ou não do mosquito Aedes Aegypti.

O resultado já foi positivo em quatro ocasiões em São Mateus do Sul. Três no ano passado, e uma neste ano, há alguns dias. “Depois de coletada, a larva é colocada dentro de um tubito, e no laboratório, colocamos ela em álcool 70% para que possamos identificar suas características”, explica a agente de combate a endemias, Nádila Kotrich. “Depois desse processo, as larvas são colocadas na lâmina de observação com ajuda de um pincel, e em seguida vão para a análise com microscópios”.

Segundo Nádila, uma das formas de diferenciar as larvas do Aedes Aegypti das de outros mosquitos é o seu formato. “As larvas de Aedes Aegypti se caracteriza pela presença de grandes espinhos na cabeça. Isso fica bem visível no microscópio. Esses detalhes são analisados e assim, podemos diferenciar as espécies”.

 

 

Equipe da Vigilância Sanitária  de General Carneiro se reúne com prefeito para debaterem ações contra a Dengue

A equipe da Vigilância Sanitária de General Carneiro esteve participando de uma reunião com o prefeito Joel Martins Ferreira para debaterem sobre as ações voltadas ao combate ao mosquito Aedes Aegypti.

O coordenador da Vigilância Sanitária do município, Rodrigo Correa e a veterinária Caroline Werle levaram até o prefeito um resumo das atividades que vem sendo executadas pela Vigilância, como visitas nas escolas e vistorias, eles também apresentaram a ideia das lixeiras nos cemitérios da cidade.