Na sexta-feira, 20, o município de Paula Freitas recebeu a visita da Consulesa Ucraniana Larissa Myronenko. A Consul, que chegou por volta das 11h, foi recepcionada na entrada da cidade pelo Prefeito Paulo Henrique Matos Almeida. Juntos estavam também vereadores, secretários municipais e descendentes ucranianos do município.

 

Após a carreata até o centro do município, foram realizadas diversas homenagens à Consul e aos descendentes ucranianos no Centro Comunitário, por alunos de Educação Especial, pelo Coral, por professores e pelos próprios descendentes. Em seguida todos participaram de um almoço. Na ocasião, o prefeito Paulo Almeida entregou a chave da cidade como um ato de boas vindas a Cônsul, afirmando que ela é, também, dona da casa. A Consul também conheceu algumas escolas e lembrou-se do tempo em que foi estudante. Falou da diferença do tamanho das salas e da quantidade de alunos por sala, pois na sua época cada turma não passava de 20 alunos.

 

Segundo o prefeito, Paula Freitas sentiu-se honrada por ter recebido, pela primeira vez, tamanha autoridade e grata pela gentileza da Consul ao fazer a visita exclusiva, conhecendo o município, sua história, e deixando a distância entre a Ucrânia e Paula Freitas muito menor do que antes.

 

Mais de 500 mil pessoas constituem hoje uma comunidade de descendentes de ucranianos no Brasil. No Paraná a maior concentração de ucranianos encontra-se na capital, Curitiba, com aproximadamente 55.000 pessoas (cerca de 3% da população local), mas o maior percentual local ocorre no Município de Prudentópolis, onde os habitantes de origem ucraniana somam mais de 38 mil, cerca de 75% da população local. Mais abaixo está o município de Paula Freitas, com aproximadamente 25% da população descendente.

 

 

 *Fotos retiradas do site oficial do município de Paula Freitas