Post
1º Seminário da Erva-Mate Sombreada é realizado em Paula Freitas

Nessa sexta-feira, 22, a Emater, com a parceira do Sicoob e do Município de Paula Freitas, realizou o Primeiro Seminário da Erva-Mate Sombreada na região sul do Paraná, abrangendo as nove cidades pertencentes à Associação dos Municípios Sul Paranaense (Amsulpar). O evento aconteceu no Centro Comunitário de Paula Freitas, reunindo produtores rurais de toda a região para tratar de diversos assuntos referentes à cadeia produtiva da cultura, além da apresentação de maquinas e equipamentos do setor ervateiro.
“A região da Amsulpar é a maior produtora de erva-mate sombreada do mundo”, disse o Chefe Regional da Emater, Cleacir Junior Dall Agnol, na primeira palestra do seminário sobre rentabilidade e importância regional da erva-mate. Cleacir ainda explicou que a erva-mate tem grande importância socioeconômica, pois é cultivada em propriedades familiares, é economia ativa de diversos municípios, gera emprego, renda e impostos.
Em seguida houve a palestra sobre tributação e notas do produtor, com o contabilista Mauro Severo Krinski, que além de destacar a importância da tributação e notas fiscais, disse que o seminário era de grande valor para os produtores. “Temos especialistas e técnicos aqui para nos ensinar a melhorar a produção do nosso produto [erva-mate] a partir de hoje”, disse.
Ainda no período da manhã, o Engenheiro Florestal e Diretor Executivo do Instituto Brasileiro da Erva-Mate (Ibramate), Roberto Magno Ferron, falou sobre a estruturação e objetivo do instituto e sobre o mercado, o cenário atual e o futuro da erva-mate. Ferron explicou que a Ibramate tem como objetivo reunir as entidades representativas dos produtores e que tem como função fazer o planejamento, organização, gestão e promoção da cadeia produtiva da erva-mate. “Tem que haver uma parceria entre o produtor e a indústria, no intuito de levar a erva-mate para o mercado nacional e global”, disse Ferron. Ele ainda destacou que a erva-mate é um patrimônio genético sul americano e uma das principais espécies florestais do Brasil.
A última palestra abordou a nutrição e manejo da erva-mate visando melhoria da produtividade e a sustentabilidade da cultura, com o Engenheiro Florestal, Dr. Delmar Santin e enfim aberto espaço para perguntas.
Também estiveram presentes no evento o Deputado Estadual Hussein Bakri, o Chefe Regional da Seab, Jair de Mello, o Chefe Regional do IAP, André Luiz Aleixo e o Secretário Executivo da Amsulpar, Wagner Ari Neumann.
Veja mais

Servidores da região da AMSULPAR participam de oficina sobre orçamento público com foco no Plano Plurianual Municipal

Prefeitos da AMSULPAR participam de reunião inaugural de alinhamento institucional da municipalidade
