Post
Agricultura regional conquista cada vez maior qualificação
Integrado pelos municípios de Antônio Olinto, Bituruna, Cruz Machado, General Carneiro, Paula Freitas, Paulo Frontin, Porto Vitória, São João do Triunfo, São Mateus do Sul e União da Vitória, o Território Vale do Iguaçu atua hoje como exemplo de organização e excelência. Visando promover um desenvolvimento rural sustentável mediante processos educativos e participativos, o Território Vale do Iguaçu objetiva o fortalecimento da agricultura familiar e suas organizações, de modo a incentivar o pleno exercício da cidadania e a melhoria da qualidade de vida das famílias que moram no meio rural.
Para que essas mudanças aconteçam, os idealizadores do Programa encontram-se hoje na criação de novos projetos, que contribuam para o público rural, e na busca de resultados cada vez melhores. Terezinha Wengien Monte, responsável pelo desenvolvimento territorial, contou sobre os projetos propostos e falou ainda que, durante os quatro anos em que trabalha com o programa viu muitas mudanças positivas, mas que deseja vez muito mais.
Entre os projetos, Terezinha apresentou o das Casas Familiares Rurais, Escolas com Ensino Médio profissionalizante, voltadas para jovens rurais. Atualmente existem quatro Casas instaladas, uma no município de Bituruna, uma em Cruz Machado, em Paulo Frontin e em São Mateus do Sul, que no total atendem cerca de 250 jovens. Porém, a quantidade de Casas ainda é pouca para suprir a demanda de todo o Território. Pensando nisso, mais um projeto foi elaborado, e aprovado, para criação de mais uma Casa Rural, agora no Município de União da Vitória. Avaliando em R$600 mil que serão repassados pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), o início da construção está prevista para o ano de 2013. Enquanto as instalações são feitas, seu funcionamento estará acontecendo, provisoriamente, no Seminário N. Srª da Salete (por locação), localizado no bairro São Cristóvão de União da Vitória.
A implantação do projeto também conta com o apoio do Núcleo Regional da Educação e das Secretarias Municipais da Educação de União da Vitória, Paula Freitas e Porto Vitória, que também serão atendidos. É também apoiado pelo Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), que viabilizou o projeto técnico e pedagógico. A Casa Familiar formará jovens rurais como técnicos em agroindústria.
Junto à criação da nova Casa Rural, outro projeto, de ampliação da Casa Familiar Rural de Bituruna, foi aprovado e hoje segue em andamento. O projeto visa a construção de novas salas de aula, laboratório de informática, laboratório de ciências, secretaria, sala de professores, bibliotecas e sanitários. O valor prevista para utilização da construção é de R$302.400,00, liberados pelo MDA, e contará principalmente com o apoio da Prefeitura Municipal.
Na tentativa de oferecer materiais e equipamentos esportivos de qualidade aos alunos de todas as escolas, como bolas, uniformes, redes e mesas de jogos, um projeto foi enviado à Secretaria Estadual de Esportes e atualmente está em fase de negociação. Já para qualificação das bibliotecas, um projeto em parceria com a Emater, MDA e o Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), foi proposto, aprovado e já implantado.
Ainda voltado às Casas Rurais, também foi criado o projeto que, junto à Receita Federal do Estado, busca matérias e equipamentos de apoio ao ensino, como computadores, DVDs, veículos, TV e câmeras fotográficas. O projeto que já foi enviado está agora em processo de negociação.
De acordo com Terezinha, a colaboração dos prefeitos do Território para com os projetos é excelente, pois estão sempre comprometidos e dispostos a viabilizar o desenvolvimento agrícola da região. Porém, percebe a falta de cooperação de setores maiores, que estão além das vontades e desejos regionais e que são essenciais para que as mudanças aconteçam.
“Normalmente é a aprovação do setor estadual que oficializa a implantação dos nossos projetos. Por isso, além da colaboração dos prefeitos e entidades regionais, precisamos da cooperação estadual”, afirma.