Post
AMSULPAR – APEMI – IAP – IBAMA – VEREADORA discutem a elaboração de projeto para desenvolvimento turístico através da Pesca Esportiva no Território Vale do Iguaçu
Nesta segunda feira 14/05 nas dependências da Associação dos Municípios Sul Paranaense – AMSULPAR reuniram-se representantes da Associação da Pesca Esportiva do Médio Iguaçu seu Presidente Wilian Behrens Secretário Pedro Bey, IBAMA – Gean Calo Otto, IAP/PR Aramis Konart e Renato Lachowski e Vereadora Alandra Roveda. O item discutido foi a preocupação na pesca predatória do Dourado no Rio Iguaçu tendo em vista a oportunidade de desenvolvimento regional mas com sérios problemas quanto a atual situação. Perante o fatos os representantes das instituições destacaram os problemas os quais vem acontecendo diariamente no rio Iguaçu.
Segundo Wilian ” Deveria-mos realizar uma campanha de conscientização para conter essa atrocidades que andam ocorrendo, essa matança de peixe que deve ser paralisada. Sabemos da dificuldade dos órgãos responsáveis pela fiscalização e a APEMI esta sempre colaborando para que a pesca predatória seja evitada.
Conforme Konart ” Já nos reunimos com os prefeitos onde fomos solicitados a melhorar a fiscalização porém é de grande abrangência até temos a oferta de apoio pela APEMI mas a fiscalização deve ser realizada pelo IAP. É muito bom esta relação que temos com a associação temos o apoio e o mesmo objetivo”
Segundo Otto ” O IBAMA fiscaliza mas mas á limites quanto a pesca profissional existem normas que devem ser seguidas e as vezes a lei condiz com o ocorrido. Mas estamos sempre em contato com a associação tentando da melhor forma possivel atender a todos.
A vereadora Alandra ” Observamos o potencial de desenvolvimento turístico na região e a Pesca Esportiva é forque quesito para atrair o turismo regional e temos que unir forças para divulgar bem como fiscalizar para que a pesca não deixe de ser um atrativo ”
Em afirmação o secretário da Amsulpar falou ” o Presidente da AMSULPAR Claudinei de Paula Castilho – Prefeito de Bituruna sempre colocando a disposição de todas as instituições e principalmente visando o desenvolvimento regional, temos o reservatório de Foz do Areia que praticamente envolve todos os Municípios da AMSULPAR e a pesca ao dourado está sendo um grande atrativo mas deve ser feita de forma correta.”
Fonte/Fotos: AMSULPAR