Foi realizado na tarde de quarta-feira (16), no Centro Cultural do Clube dos Empregados da Petrobras (Cepe) uma palestra, cujo tema foi o “Espectro Autista”, pela Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação.

A palestra foi ministrada pela neuropediatra, Dra. Maria Júlia Camina Bugallo. Profissionais da saúde atuantes no município, professores e equipes pedagógicas de instituições de ensino municipal e privado, além de familiares de portadores do transtorno, participaram do evento.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Marcos Alberto Diedrichs Filho, a intenção da realização deste evento, foi exatamente o de informar, orientar e adquirir mais conhecimento para poder ajudar aqueles que necessitam de tratamento. “ A Dra. Maria Julia, possui uma vasta experiência sobre o tema e possibilitou através da palestra e das respostas aos questionamentos dos participantes, ampliar o olhar da sociedade sobre o espectro autista”, disse. Ainda de acordo com o secretário, a estruturação de uma rede de atendimento que busca melhor qualidade nos serviços para estes pacientes, é uma longa caminhada, mas que, com a colaboração de todos, será possível.

Com o aumento do índice de pacientes com este quadro, Dra. Maria Júlia Camina Bugallo, destacou a ação realizada pela prefeitura. “Fiquei muito lisonjeada pela procura por esta palestra, porque eu vejo que a sociedade de São Mateus do Sul está se mobilizando para obter conhecimento e está buscando melhorar o desenvolvimento, principalmente das crianças”, disse.

Fonte/Fotos: Assessoria de comunicação Prefeitura Municipal de São Mateus do Sul