O PROJETO RONDON, é um projeto de integração social que envolve a participação voluntária de estudantes universitários na busca de soluções que contribuam para o desenvolvimento sustentável de comunidades carentes e ampliem o bem-estar da população. Neste ano Cruz Machado receberá o projeto e as ações devem acontecer entre os  dias 22 de julho à 4 de agosto.

A operação é uma oportunidade para o município receber professores e alunos universitários de várias áreas de conhecimento que contribuem com a comuniade . A contra-partida do município para a realização do projeto é disponibilizar alojamento, alimentação e tranporte aos rondonistas. Além de todo o auxílio para o sucesso da iniciativa designando assim um representante, responsável por realizar a ligação da prefeitura com as Instituições de Ensino Superior  e com a cooerdenação  Geral da Operação Rondon.

As ações visam primordialmente a formação de multiplicadores e tem como público-alvo servidores públicos de diversas secretarias, crianças, adolescentes, jovens e adultos, atingindo assim toda a população, que poderá participar das oficinas e outras atividades realizadas durantes as duas semanas da realização do projeto.

A operação Rondon é uma ação PROEX-UEPG, coordenada pelo NER-UEPG (Núcleo Extensionista Rondon da UEPG), com a participação de IES parceiras e outras Instituições Privadas.

Fonte/Foto; Assessoria de Comunicação Prefeitura Municipal de Cruz Machado