Post
União da Vitória ganha mais uma ESF

Boa notícia para a Saúde de União da Vitória! Essa semana o prefeito Santin Roveda e a Secretária de Saúde Paula Quaglio Krzyzanowski anunciaram que a Unidade Básica de Saúde (UBS) Doralino Vitor Dal Bó do bairro São Bernardo, passa, a partir de agora a ser Estratégia de Saúde da Família (ESF). Essa transformação aconteceu após uma extensa avaliação do Ministério da Saúde e do Governo do Estado que analisa desde o funcionamento do posto, determina sua população, equipe, estrutura física, mapa de abrangência e atendimento, até os cadastros estratificados da unidade. Geralmente essa avaliação tem uma duração de 1 a 2 anos, no caso dessa unidade o processo foi recorde, em apenas 2 meses a portaria saiu favorecendo o posto.
Para as pessoas atendidas no Doralino Vitor Dal Bó, as mudanças são favoráveis, muda o cuidado, as metas e a proximidade com as famílias atendidas, além dos recursos a mais que o posto começará a receber. O atendimento a saúde bucal é uma das mudanças mais significativas nessa transição, pois ela passa a ser incorporada na unidade e o atendimento do núcleo de apoio a saúde da família (NASF).
Com essa mudança, em União da Vitória agora são 10 Estratégias de Saúde da Família para atendimento da população e apenas 2 unidades básicas que também em breve entrarão com processo para a transição.
O que é ESF
A Estratégia Saúde da Família ou ESF é um plano que visa uma melhor eficiência na promoção da saúde e prevenção de agravos na saúde das famílias. A estratégia tem uma área de abrangência, cujo número de famílias contido dentro dela é limitado de forma que seja possível atender a demanda respeitando os princípios do SUS. Os grandes protagonistas da ESF são os Agentes comunitários de saúde, cuja atuação é fundamental para o funcionamento da estratégia por servirem de vínculo entre a família e o posto de saúde.
O que é UBS
A Unidade Básica de saúde, ou UBS é o primeiro recurso a ser procurado pelo cidadão que necessita de cuidados médicos. Em uma UBS, o atendimento é regido pelos princípios propostos pela Política Nacional de Atenção Básica (PNAB). Segundo tais preceitos estabelecidos pelo Ministério da Saúde, a atenção primária à saúde (ou atenção básica) deve ser a porta de entrada do nosso sistema de saúde, aliviando assim o atendimento ao Pronto Atendimento.
Fonte/Fotos: Assessoria de Comunicação Prefeitura Municipal de União da Vitória
Veja mais

Servidores da região da AMSULPAR participam de oficina sobre orçamento público com foco no Plano Plurianual Municipal

Prefeitos da AMSULPAR participam de reunião inaugural de alinhamento institucional da municipalidade
