Município Associado dede 08/07/1969
Fundada como colonia em 1895, Antônio Olinto, que recebe este nome em homenagem ao ministro de obras públicas, torna-se município em 1960, desmendrando-se de Lapa em 1961. Anterormente, era conhecida como Águas Amarelas, São José do Colaço e Menbéca, quando 374 famílias imigrantes da Ucrania e 84 famílias da Polônia acentaram no local.
O município não possui grandes investimentos na área do turismo. Como patrimônio para atração de visitantes, existe na região algumas cachoeiras, que são pouco exploradas, e a Igreja da Imaculada Conceição de Nossa Senhora, que mantem-se por conta do própria. A igreja teve seu projeto desenhado na Ucrania e em seu interior está o famoso quadro da Santa Nossa Senhora dos Corais, que foi tombada em 1990 como patrimônio estudual e em 2008 a nível federal. Mesmo ano que passou por uma restauração.
Como festas anuais, o município de pouco mais de sete mil habitantes, possui o aniversário de Antônio Olinto e a Festa da Romaria, que acontece normalmente no final do mês de novembro.
A agricultura é a principal atividade econômica do pequeno município, que teve até 2007 o feijão como maior produto. Atualmente, a soja e o milho tomaram o posto e, de acordo com o prefeito, estão com preços razoáveis.