Município Associado dede 08/07/1969
Situado ao Sul do estado do Paraná sob solos argilosos e de rochas vulcânicas, o município de Cruz Machado possui hoje cerca de 18 mil habitantes, sendo a maior parte de descendência polonesa e ligada ao campo e a agricultura.
Sua economia é baseada na produção agricultura, principalmente do feijão, do milho, da fumo cultura e da erva-mate, que ganha destaque por ser um dos maiores produtores do país, segundo o engenheiro agrônomo Roberto Plewka. Por conta dessa matéria prima, que é fonte de renda de muitos agricultores locais, o Município sedia a 2ª Festa da Erva-Mate.
Cruz Machado conta também com o recebimento de Royalties, produzidos conforme a geração de energia da represa de Foz do Areia, que engloba o Município. Essa ajuda, segundo o ex prefeito, Euclides Pasa, é instável e precisa ser muito bem administrada para que não haja problemas futuros. “Se hoje ele está bom e gera bastante royalties, amanhã ele pode estar ruim, por isso não podemos contar com esse dinheiro sempre”, conta ele. A represa de Foz do Areia beneficia o Município também perante o turismo, pois traz pescadores de diversos lugares que podem usufruir da natureza do local, acomodando-se em pousadas. Há ainda cachoeiras e área de lazer no local, que proporcionam diferentes opções de diversão aos visitantes. Mas o mais importante ponto turístico da cidade se encontra logo na entrada do Município: é o Monumento da Irmã Ambrósia, uma homenagem à mulher que em 1943 faleceu tentando salvar crianças em um orfanato que pegou fogo.
A criação da cidade, em 1910, teve o apoio do Governo Federal, que visava aproveitar e povoar as grandes áreas de terras boas para a agricultura. Assim foi fundado em 19 de dezembro o Núcleo Colonial Federal de Cruz Machado. Em 1918 foi elevado à categoria de Distrito Judiciário do município de União da Vitória e 33 anos mais tarde desmembrou-se, recebendo a denominação de Município de Cruz Machado.