Foi realizada no último domingo, dia 03 de abril, a 1ª Caminhada da Erva-Mate. O evento foi uma promoção das prefeituras de União da Vitória e Porto Vitória por meio da Associação de Turismo e Meio Ambiente do Vale do Iguaçu – ATEMA e com apoio da Associação dos Municípios Sul Paranaense – AMSULPAR.

A caminhada teve início logo nas primeiras horas da manhã no Parque Histórico Iguaçu, em União da Vitória, reunindo cerca de 100 participantes que realizaram uma caminhada de pouco mais de quatro horas até o salão Porto Vitória Esporte Clube, também conhecido como Salão de Molas, na cidade de Porto Vitória.

Durante a caminhada de mais de 12 quilômetros, os participantes puderam apreciar diversas paisagens belíssimas, passando por três propriedades de produtores de erva-mate. A caminhada foi considerada um sucesso e aprovado por todos.

“Estivemos participando junto com a prefeita de Porto Vitória. Belíssimo encontro, mais uma vertente que estamos trabalhando que é as caminhadas, uma parceria de todos os municípios do Sul do Paraná para fortalecer, especialmente, o turismo”, comentou o prefeito de União da Vitória, Bachir Abbas.

Para a prefeita de Porto Vitória, Marisa Ilkiu de Souza, a caminhada foi um sucesso. “Foi tudo feito com maior carinho e foi um sucesso, pois todos que participaram pediram para que a rota receba mais caminhadas. Um momento muito importante para desenvolver a caminhada na natureza, despertar a cultura e fomentar o turismo da nossa região. Essa integração favorece muito para o desenvolvimento, tanto econômico como turístico”, destacou a prefeita.

Após a caminhada, todos os participantes foram recepcionados no salão Porto Vitória Esporte Clube, aonde puderam se deliciar com um saboroso almoço, além de aproveitar apresentações artísticas promovidas pela prefeitura de Porto Vitória.

O presidente da AMSULPAR e prefeito de General Carneiro, Joel Martins Ferreira, comentou sobre o evento que fortalece a região. “Só temos que parabenizar os prefeitos envolvidos neste projeto que foi um sucesso. A parceria entre as prefeituras para que projetos se tornem realidade é muito importante e fortalece o turismo regional”, pontuou.