O Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Iguaçu – CISVALI promoveu uma reunião com os prefeitos e profissionais da saúde das cidades da região da Amsulpar para tratar assuntos relacionados à saúde pública.

A reunião ocorreu na manhã desta quinta-feira, dia 31 de março, no auditório da 6° Regional de Saúde em União da Vitória, sendo o principal tema debatido referente ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU.

Na ocasião, foram repassados aos prefeitos informações sobre o funcionamento do SAMU, sendo apresentado números de 2021, os quais indicam mais de 7 mil atendimentos de janeiro à dezembro, sendo 79% deles de situações clínicas.

Durante a reunião, os prefeitos também puderam expor as fragilidades do sistema do SAMU, os quais não são exclusividade de apenas de um município e que atinge de um modo geral, sendo apontados caminhos para buscar soluções visando garantir um atendimento de maior qualidade.

“E um projeto de construção, a gente pode avançar bastante e para nos aprimorar precisamos ver item por item, ver as dificuldades”, avaliou o prefeito de União da Vitória e Presidente do CISVALI, Bachir Abbas.

O presidente de AMSULPAR e prefeito de General Carneiro, Joel Martins Ferreira, também falou sobre o trabalho do SAMU. “O SAMU veio para ficar em definitivo para melhorar nosso sistema de atendimento. Enfrentamos alguns problemas, especialmente, na entrega de pacientes em hospitais que vamos buscar solucionar na base do diálogo. A AMSULPAR está unida para garantir que a população seja bem atendida”, pontuou.

“Desde a sua implantação na região, o SAMU desenvolveu bastante e hoje é um serviço essencial. Não vemos mais nossa região sem o SAMU e sabemos que precisamos buscar melhorar mais para que a população de toda nossa região possa contar com um serviço de qualidade”, finalizou o presidente.