A Secretaria de Desenvolvimento Social e Comunitário desenvolve em Bituruna os grupos do Sistema de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) direcionados para diversas faixas etárias. Atualmente são atendidas cerca de 1.500 pessoas dentro dos programas PAIF (Programa de Atenção Integral à Família), Família Paranaense, Bolsa Família, Benefício eventual, BPC (Benefício De Prestação Continuada), contraturno escolar nos Cacas (Centro de Atendimento da Criança e do Adolescente) e grupos da Melhor Idade. O objetivo dos grupos é promover a cidadania e auxiliar na geração de renda, através de cursos.

 

“Entre essas 1.500 pessoas, temos alguns que recebem benefícios, como Bolsa Família e BPC, e todos são acompanhados por uma equipe multidisciplinar, que leva orientações de saúde, cultura, direitos e outros temas, além de ser realizado nos grupos momentos de lazer e socialização”, explica a responsável técnica pelo Cras, Jane Vanzin. O trabalho visa prover social e economicamente os participantes e suas famílias, e para isso são oferecidos cursos como artesanato, culinária, serviços domésticos. A equipe do Cras também age em parceria com o Centro do Cidadão e do Empreendedor para realizar a intermediação da mão de obra, encaminhando profissionais ao mercado de trabalho.

 

A secretária de Desenvolvimento Social, Adriana Nhoatto, destaca a importância das políticas públicas para auxiliar na melhoria da qualidade de vida dos biturunenses. “As ações desenvolvidas pela Prefeitura de Bituruna são muitas vezes o ponta pé inicial para famílias que querem melhorar sua situação social e financeira. Através do acompanhamento feito pelos profissionais queremos dar autonomia para as famílias em situação de vulnerabilidade social”, explica.

 

Fonte/fotos: Assessoria de comunicação Prefeitura Municipal de Bituruna