A região da AMSULPAR sediou nesta quarta-feira (17) o 13º Fórum da Erva-Mate. O evento foi realizado no centro de eventos do Hotel 10 no município de União da Vitória e reuniu um grande número de entidades e público em geral.

O evento teve como objetivo identificar os principais problemas enfrentados pelos produtores e em contrapartida propor soluções, apresentar alternativas para que a erva-mate se fortaleça e continue sendo esse destaque para nossa região.

O prefeito de União da Vitória, Bachir Abbas, enfatizou a importância do evento. “Um momento para troca de experiências por todas as entidades que com certeza será muito importante. Um trabalho que contribui para construir uma grande matriz na economia de toda a região por meio da erva-mate”, disse.

O prefeito de Inácio Martins, Benato Junior, esteve prestigiando o evento. “Nos reunimos para falar sobre a cadeia produtiva, organizar com quem entende. Nós como prefeito, estamos na luta para existir políticas públicas em defende da cadeia produtiva”, destacou.

Presidente da AMSULPAR, o prefeito de Cruz Machado, Antonio Luiz Szaykowski, avaliou o trabalho que vem sendo realizado. “São milhares de mãos envolvidas no processo produtivo da cadeia de erva-mate. Um trabalho que vem dando resultado e que vem fortalecendo cada dia mais. Enquanto AMSULPAR, estamos sempre buscando contribuir nesta luta”, disse o prefeito.

O Presidente do Conselho Gestor da Erva Mate do Vale do Iguaçu – COGEMATE, Nei Kukla, também destacou o trabalho que vem sendo realizado. Na oportunidade também enfatizou a importância da união das ações da AMSULPAR e AMCESPAR que eleva a força do conselho para pleitear políticas públicas, somando os trabalhos que já vem sendo realizados.

Durante o Fórum foi assinado a filiação dos municípios para essa união e também apresentadas palestras abordando temas como adensamento de ervais sombreados, manejo e cobertura de solo e controle de plantas indesejáveis, manejo da fertilidade do solo e por fim, sobre a poda correta de ervais e controle da broca-da-erva-mate.