A Caixa Econômica Federal de União da Vitoria, organizou na tarde desta quarta-feira, 20, um Seminário de Capacitação. O evento aconteceu no auditório do Centro Universitário de União da Vitória (Uniuv). O projeto é uma iniciativa da caixa em todo o Brasil e neste dia os municípios tiveram a oportunidade de participar deste seminário, ao total 14 prefeituras participaram do evento.

 

 

O evento tem a finalidade de orientar os servidores públicos sobre todas as fases que compreendem os contratos de repasse dos recursos federais e a utilizar o Siconv (Sistema de Convênios do Governo Federal), para que os municípios venham a ter mais precisão nos contratos que eles possam ter com a Caixa. “O entendimento é fundamental para os municípios, pois não terá o risco de ter recursos negados, ou terem rescisões de contratos, repassando assim verbas que são destinadas aos municípios”. Comenta o Gerente Geral da Caixa Econômica de União da Vitória, Edimar Rinof.

 

 

A primeira palestra foi com o Gerente Regional para Área de Governos da Super Intendência Campos Gerais, de Ponta Grossa, Delcio José Belivaqua, que iniciou falando sobre o Gerente Municipal de Convênios e Contratos (GMC), que é um facilitador do fluxo do andamento dos convênios, os representantes puderam tirar as dúvidas referentes ao processo de encaminhamento de projetos, em que muitos casos prejudicam a saída dos benefícios.

 

 

Também foi comentado sobre a Gerencia Executiva do Programa Bolsa Família e Benefícios Sociais de Curitiba (GIFAB/CT). O objetivo é fazer com que o benefício do bolsa família chegue aos beneficiários, ou seja, aumentar a efetividade dos pagamentos e a inclusão bancaria dessas famílias. Foi feita uma relação de cada município, quantas famílias tem o Cadastro Único para Programas Sociais (Cadun).

 

 

O Cadun é um instrumento de coleta de dados e informações com o objetivo de identificar todas as famílias de baixa renda existentes no País. Devem ser cadastradas as famílias com renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa. Famílias com renda superior a esse critério poderão ser incluídas no programa, desde que sua inclusão esteja vinculada à seleção ou ao acompanhamento de programas sociais implementados pela União, estados ou municípios.

 

 

O Evento contou com a presença do prefeito de Cruz Machado e presidente da Amsulpar, Antonio Luis Szaykowski, de Paula Freitas, Mauro Feliz dos Santos, de Porto Vitoria, Marisa de Fátima Ilkiu de Souza, e do município de Bituruna, Claudinei de Paula Castilho, o vice-prefeito de General Carneiro, Sérgio Steptjuk, e também os representantes de cada município.

 

 

“A expectativa foi mais do que atendida, superou nossas expectativas, isso graças a participação efetiva das prefeituras, em especial as vinculadas a Amsulpar, bem das suas equipes técnicas, ouve o prestigio dos prefeitos e vice prefeitos de toda região”, afirma Edimar.

 

 

 

Assessoria de Imprensa Amsulpar