Aconteceu na  manhã desta quinta-feira, 5 de março, no auditória da 6ª Regional de Saúde de União da Vitória, a primeira reunião do ano do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Iguaçu (Cisvali).

 

Na oportunidade estavam presentes  a Presidenta do Cisvali e prefeita de Porto Vitória, Marisa de Fátima Ilkiu de Souza, prefeito de General Carneiro e vice-presidente do Cisvali, Joel Ricardo Martins Ferreira, Prefeito de Cruz Machado e presidente da Associação dos Municípios do Sul Paranaense (Amsulpar), Antonio  Luis Szaykowski, Pedro Ivo Ilkiv, prefeito de União da Vitória e vice-presidente da Amsulpar, Prefeito de Bituruna Claudinei de Paula Castilho, Prefeito de Paula Freitas Mauro Feliz dos Santos e o prefeito de Paulo Frontin Jamil Pech. Também estavam presentes os secretários de saúde dos nove municípios que compõe a Amsulpar.

 

Em primeiro momento foi discutido assuntos referentes à questão dos ônibus dos Cisvali. Com a contemplação de três novos ônibus, a frota soma um total de cinco veículos, o que possibilitou aumentar a cota de quinze para trinta dias, para cada município.  A questão em debate foi o abastecimento desses veículos, que até o momento são de responsabilidade do Cisvali, sendo abastecidos com recursos do  Programa Estadual de Apoio aos Consórcios Intermunicipais de Saúde (Comsus). No entanto essa verba não está sendo o suficiente. Sendo assim, secretário e prefeitos discutiram sobre as diferentes formas de colaborar com o Consórcio sobre está questão. Marisa observa que os prefeitos fazem parte de um colegiado e, que todas as decisões tomadas pelo Cisvali, apenas serão validas se forem aprovadas por eles.

 

Também foram colocados em pauta assuntos referentes ao Banco de Sangue de União da Vitória, e uma possível audiência com o secretário de saúde do estado para a  contratação de um médico por meio do estado, uma vez que o hemocentro é de responsabilidade do mesmo, para que dessa forma os recursos adquiridos pela entidade sejam aplicados no  próprio Banco de Sangue .

 

 

Na sequência  o Conselho dos Secretários Municipais de Saúde (Cosems) de União da Vitória, apresentou os gastos  que os município estão tendo com as situações de alta e DSC00927média complexidade.  De acordo com a presidenta  do Cosems, Fernanda Garcia Sardanha, secretária de  saúde de São Mateus do Sul, o conselho aponta investimentos das administrações em procedimentos que, teoricamente, são de competência de outras esferas da gestão pública. Os dados serão apresentados, futuramente, à secretaria de Estado de Saúde, em busca de medidas para amenizar os investimentos dos municípios e maior participação do governo estadual. “A intenção é levantar um diagnostico regional dos índices gastos e apresentar para o estado, para  que dessa forma  a gente consiga um aumento de repasse de recursos do  sobre a media e alta complexidade que é de responsabilidade deste”, Fernanda  frisou que somente assim os municípios terão recursos para investir naquilo que realmente é de sua responsabilidade, ou seja a assistência básica e primária.

 

 

Marisa também  ressaltou que um dos objetivos do Cisvali para este ano, é fazer do Consórcio um órgão de apoio e de referência para tratar de assuntos de alta complexidade com o estado. “Outra meta que queremos cumprir ainda neste ano é a construção da nova  sede, juntamente com a Amsulpar”, destaca ela.