O território Vale do Iguaçu, que tem como objetivo fortalecer a agricultura de famílias rurais e suas organizações, incentiva o exercício da cidadania e a qualidade de vida.  E entre seus vários projetos, está o Projeto Urbal.

 

Este projeto, desenvolvido em cooperação com a União Europeia, na Região da Emilia Romagna, com o Estado do Paraná, através da Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento, visa desenvolver as competências de programação e gestão de atividades de bem estar social; bem como o fortalecimento institucional do território, com políticas integradas, participação ativa da sociedade civil e desenvolvimento econômico local; e o desenvolvimento da qualidade de vida, junto ao resgate da cidadania das famílias de agricultores.

 

O trabalho, de acordo com a responsável pelo desenvolvimento territorial, Terezinha Wengien Monte, irá criar novas oportunidades de emprego. “Os grupos desfavorecidos serão os mais beneficiados com este projeto, pois ele vai diversificar os setores econômicos baseando-se em atividades inovadoras no território”, afirma ela.

 

Projetos do Território no Urbal

 

A meta, segundo Terezinha, é trabalhar com dez propriedades modelos, sendo elas unidades didáticas, nas seguintes atividades: bovinocultura do leite e fruticultura (uva rústica), desenvolvendo atividades educativas de capacitação de agricultores nestes setores; e instalação de telecentros digitais nas quatro Casas Familiares Rurais.

 

O telecentro, que irá aprimorar os conhecimentos dos jovens rurais, terá disponível 20 conjuntos de equipamentos de informática e vídeo salas, e capacitação técnica do público envolvido nas áreas de informática, agropecuária, entre outras.

 

Várias atividades já foram desenvolvidas, como capacitação de técnicos e o intercâmbio entre eles e produtores rurais. Atualmente, o Território aguarda a liberação dos recursos pelo Governo do Estado através da Secretaria do Estado da Agricultura para a instalação de todas as ações contidas no projeto.

 

O território é integrado per todos os municípios associados à Amsulpar (Antônio Olinto, Bituruna, Cruz Machado, General Carneiro, Paula Freitas, Paulo Frontin, Porto Vitória, São Mateus do Sul e União da Vitória), mais São João do Triunfo.