Paulo Frontin

sebastiao

Prefeito: Sebastião Elias da Silva Neto

Nascimento: 22/09/1967

Filiação:

Calmo Elias da Silva

Cecilia Elias da Silva

Município de Paulo Frontin

Fundação: 14 de dezembro 1951

Área: 370,186 km²

Altitude: 778 m

População: 6 913 hab. Censo IBGE/2010

IDH: 0,735  PNUD/2000

PIB: R$87 845,559 mil IBGE/2008

 

 

Prefeitura municipal de Paulo Frontin

Endereço: Rua Rui Barbosa, 204

Telefone: (42) 3543-1210 

Site Oficial: www.paulofrontin.pr.gov.br

Paulo Frontin está localizado na região Sul do estado do Paraná, sua área total corresponde a 351.800 Km 2 , sendo a altitude de 777 m do nível do mar. Limita-se a Norte com Mallet, Leste com São Mateus, Oeste com União da Vitória e Sul com Paula Freitas. Banhado pelo Rio Iguaçu e abastecida pelo Rio Santana,. Sua população , segundo o IBGE 2007, é de 7.032 habitantes.
Desde o inicio de sua história a economia está fortemente ligada á agricultura, com a plantação de milho, trigo, centeio, feijão, arroz, acrescido recentemente pela soja e fumo, que se fazem hoje, as principais fontes de lucratividade. A pecuária leiteira também se faz muito importante na complementação das rendas familiares para grande parte da população rural, assim como a suinocultura, a avicultura, a extração da erva-mate e madeireiras. O comércio está composto de mercados, lojas, armazéns, bares, lanchonetes, farmácias e padarias.

 

A história do município não se encontra registrada e definida por completo, pois o número de documentos é muito restrito, não há nenhum livro ou referencia que relate, analise ou a descreva. Pelo contrário, ela é narrada basicamente pela sua ligação com outros municípios como Mallet e Rio Claro do Sul, dos quais fazia parte antes da Emancipação, ou pelos relatos dos viventes da região, que passaram seu conhecimentos pelas seguintes gerações, tornando possível o levante dos principais acontecimentos de Paulo Frontin.

 

A única referencia sobre o assunto presente no município retrata sua formação como ligada ao descobrimento, ocupação e povoamento dos Campos de Palmas, no século XIX, progredida da navegação fluvial do Rio Iguaçu, por Amazonas de Araújo Marcondes, através do qual foram criadas as cidades de Bituruna, Porto União da Vitória, Paula Freitas. Mas essa informação é equivocada, pois como já dito anteriormente, Paulo Frontin tem sua história ligada à Mallet e Rio Claro do Sul, ainda quando era representado pelo Núcleo Colonial de Vera Guarani.

 

Vera Guarani inicia sua formação logo apóso inicio de Rio Claro. Ambos fizeram parte do programa de formação de colônias baseadas na agricultura de subsistência, realizado pelo Governo Federal, o qual estava investindo na imigração européia, através da chamada corrente civilizadora para povoamento e desenvolvimento do Sul do Brasil, ainda pouco habitado. Tal processo tem inicio com a criação da Província do Paraná, agora desmembrada da Província de São Paulo, como exposto por Ruy Cristovan Wachowicz (1981).  *

*Retirado do site oficial do Município

 

http://www.ipardes.gov.br/perfil_municipal/MontaPerfil.php?codlocal=78&btOk=ok