Na manhã desta quarta-feira, 28, reunidos na 6ª Regional de Saúde, os Prefeitos e Secretários da Amsulpar discutiram assuntos referentes a contratação de uma UTI móvel na região.

Das autoridades presentes a Prefeita de Porto Vitória e Presidente do Cisvali Marisa Iilkiu de Souza representando o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Iguaçu, o Prefeito de Cruz Machado e Presidente da Amsulpar Antonio Luiz Szaikowski, o Prefeito de Bituruna Claudinei de Paula Castilho e  o Prefeito de Paula Freitas Mauro Feliz dos Santos.

Quando reunidos com os secretários foi colocado a questão da região que não tem disponível o SAMU para melhorias dos transportes, há um vazio assistencial nesta rede, pois várias outras regiões do Paraná tem esse benefício. Os custos desse transporte estão sendo arcados pelas Prefeituras e em alguns casos particularmente pelos pacientes.

Após isso os Prefeitos se reuniram na Amsulpar para colocarem outros assuntos de importância regional, como as Casas Familiares Rurais, as escolas itinerantes, os assentamentos. O Prefeito Mauro e o Prefeito Claudinei fizeram algumas reinvindicações pedindo o apoio da Amsulpar, para melhorias das estradas que ligam Paula Freitas a Paulo Frontim, e também a BR476 que liga Bituruna a Porto Vitória.

O Prefeito Antonio confirmou que o Estado reviu o fechamento das Casas Familiares Rurais, em 2016 iniciarão as aulas, o governo propôs o reajuste dos horários dos professores das Casas Familiares Rurais, para que elas continuem funcionado.