Após 13 dias de trabalho, na localidade do Rio Vermelho, a Patrulha do Campo atinge o nono quilômetro do trajeto de 21,7 previstos nessa primeira fase, de acordo com o Consórcio Intermunicipal Paraná Sul (Cidepsul). O trecho já executado utilizou, aproximadamente, 30% da cota estipulada. Cada um dos dez municípios consorciados tem acordado o direito de permanecer com o maquinário num período de 200 horas/máquina, fazendo rodízio de dois conjuntos de equipamentos, por critérios de ordem estabelecidos em sorteio. A secretaria de Agricultura auxilia os trabalhos, executa melhorias em trechos secundários e realiza operações em outras frentes de trabalho no município.

 

“Com grande colaboração da população, dos confrontantes junto à estrada, limpando suas frentes tirando a madeira reflorestada, como pinus e eucalipto, alguns mudando as cercas”, enaltece o secretário de Agricultura, Marco Antonio Coradin. Segundo ele, a orientação do prefeito Pedro Ivo Ilkiv é de que seu departamento viabilize essa conversa com os proprietários, que também são usuários da estrada, para que haja bom entendimento sobre a necessidade de alargar a estrada. Nesse quesito, a retirada de madeira, especialmente a exótica existente próximo ao leito da via, permite secagem mais rápida, tanto em dias de neblina quanto em dias de chuva. “Ficando melhor para todos.”

 

 

Estradas secundárias

Coradin cita que, além de auxiliar a patrulha, por solicitação do prefeito, o município atua para melhorar estradas secundárias que é dificultada pelo sombreamento existente. “Tentando melhorar, mas a gente vai pedir a colaboração desses moradores, das estradas vicinais, para que rocem as beiras dessas estradas e retirem madeira que fazem sombreamento”, esclarece. “Hoje mesmo entramos numa estrada que foi recuperada há três dias e ainda está molhada, está úmida, e já foi bastante danificada pelo transporte de torras e por estar muito sombreada”, acrescenta.

 

 

Aterros para evitar isolamento

A missão mais complexa e trabalhosa que a patrulha terá no município é na realização de aterro. Levantar o leito da estrada, em trechos que sofrem contínuos alagamentos na ocorrência de fortes chuvas é o objetivo projetado. Permitir que a saída pela Linha São João fique independente e evite o isolamento das localidades da Serra da Esperança, Santo Antônio, Faxinal dos Marianos e Fortaleza. “Foi exatamente isso que o prefeito Pedro Ivo solicitou, que resolvêssemos o problema de isolamento dessas comunidades”, destaca o secretário. Disso o trabalho realizado primeiro na Linha José, pois na sequência, para a execução desse serviço, em determinados períodos, a Linha São João terá que ficar fechada para trânsito de veículo, especialmente de grande porte.

 

 

Assessoria de comunicação Prefeitura de União da Vitória