COGEMATE participa de encontro sobre sistemas produtivos de erva-mate em Cruz MachadoO Conselho Gestor da Erva Mate – COGEMATE, representado pelo seu presidente Nei Kukla e Vice-Presidente Naldo Hiraki Vaz, estiveram  participando no dia 08, do 1º encontro sobre sistemas produtivos de erva-mate: viabilidade financeira e estoques de carbono.

O evento foi realizado em Cruz Machado e foi organizado pela A Fundação Solidaridad, a Embrapa Florestas e a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente do município. A aberta ocorreu à 09 horas e o encontro foi encerrado no fim da tarde.

O encontro promovido teve o objetivo de levantar uma discussão sobre a produção sustentável e rentável de erva-mate, onde houve diversas atividades como palestras debatendo sobre o tema. Pesquisadores fizeram demonstração de avaliação do desempenho das propriedades que utilizam tecnologias e fizeram um comparativo com propriedades que não fazem uso desta modernização. Outro tema importante, foi a possibilidade de estoque de carbono nas áreas de erva-mate.

O COGEMATE que se trata de um conselho criado através da Associação dos Municípios Sul Paranaense – AMSULPAR, esteve presente no evento representando os municípios e visando projetar o futuro da região.

“Deixamos por meio do COGEMATE, uma referência de que estamos dispostos a fazer um trabalho de maior destaque de parcerias e elevar cada vez mais a conscientização aos agricultores de que com a adoção de tecnologias, o produtor poderá ter uma maior rentabilidade e produzir uma erva-mate de extrema qualidade”, destacou Nei Kukla sobre a participação no evento.