Post
Cruz Machado é a “Capital Nacional da Erva-Mate Sombreada”

No “Dia do Chimarrão” deste ano de 2023 é ainda mais especial para a região da AMSULPAR. Nesta segunda-feira, 24 de abril, o município de Cruz Machado se tornou a “Capital Nacional da Erva-Mate Sombreada”.
O título veio através da sanção da Lei nº 14.551/23, assinada pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. O texto foi publicado no Diário Oficial da União neste dia 24 de abril, justamente, quando é comemorado o Dia do Chimarrão.
A conquista é comemorada por toda a região que agora tem através de Cruz Machado, o reconhecimento pela sua qualidade e sabor. A homenagem partiu de iniciativa do deputado Toninho Wandscheer (PP-PR). O Projeto de Lei 1818/19 foi aprovado pela Câmara dos Deputados em 2019. No Senado Federal, recebeu parecer favorável em março, recebendo o parecer favorável do relator, senador Flávio Arns.
O prefeito de Cruz Machado, Antonio Luiz Szaykowski, o qual também preside a AMSULPAR, se manifestou destacando que é uma vitória de todos. “Esse título é uma conquista a toda cadeia produtiva da nossa erva-mate sombreada, este produto tão valioso”, destacou.
A erva-mate é um dos destaques da região e recebe grande incentivo da AMSULPAR através do trabalho realizado pelo Conselho Gestor da Erva-Mate – COGEMATE.
Veja mais

Servidores da região da AMSULPAR participam de oficina sobre orçamento público com foco no Plano Plurianual Municipal

Prefeitos da AMSULPAR participam de reunião inaugural de alinhamento institucional da municipalidade
