No “Dia do Chimarrão” deste ano de 2023 é ainda mais especial para a região da AMSULPAR. Nesta segunda-feira, 24 de abril, o município de Cruz Machado se tornou a “Capital Nacional da Erva-Mate Sombreada”.

O título veio através da sanção da Lei nº 14.551/23, assinada pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. O texto foi publicado no Diário Oficial da União neste dia 24 de abril, justamente, quando é comemorado o Dia do Chimarrão.

A conquista é comemorada por toda a região que agora tem através de Cruz Machado, o reconhecimento pela sua qualidade e sabor. A homenagem partiu de iniciativa do deputado Toninho Wandscheer (PP-PR). O Projeto de Lei 1818/19 foi aprovado pela Câmara dos Deputados em 2019. No Senado Federal, recebeu parecer favorável em março, recebendo o parecer favorável do relator, senador Flávio Arns.

O prefeito de Cruz Machado, Antonio Luiz Szaykowski, o qual também preside a AMSULPAR, se manifestou destacando que é uma vitória de todos. “Esse título é uma conquista a toda cadeia produtiva da nossa erva-mate sombreada, este produto tão valioso”, destacou.

A erva-mate é um dos destaques da região e recebe grande incentivo da AMSULPAR através do trabalho realizado pelo Conselho Gestor da Erva-Mate – COGEMATE.