Na quinta-feira (04), o Conselho Gestor da Erva Mate do Vale do Iguaçu – COGEMATE representada pelo vice-presidente Naldo Vaz, esteve participando da Audiência Pública do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2024-2028, do Instituto Federal do Paraná – IFPR Campus União da Vitória. A audiência aconteceu no mini auditório da unidade e contou com a presença do reitor do IFPR, Odacir Antonio Zanatta, de integrantes da Comissão Central do PDI, de representantes dos mais diversos setores da sociedade.

Durante o evento foram organizadas diretrizes, premissas e objetivos de longo prazo. O plano busca definir os caminhos da instituição com relação a sua missão, objetivos estratégicos e diretrizes pedagógicas para os próximos cinco anos.

A presença da COGEMATE buscou reforçar a parceria junto ao IFPR, a qual vem sendo um grande destaque e permitindo grandes avanços no estudo da erva-mate, especialmente, após a conquista de recursos junto ao Deputado Estadual, Hussein Bakri, que permitiram a compra de equipamentos para estruturam o laboratório da instituição e possibilitar a realização de pesquisas.

“COGEMATE em parceria com o IFPR vem avançando nas pesquisas de erva-mate. Hoje, contamos com seis pesquisas em andamento, todos benéficos para o setor e para a região. Uma parceria muito importante, até por que nossa região é a maior produtora de erva-mate do Brasil”, destacou o vice-presidente do COGEMATE, Naldo Vaz.

“O laboratório novo e profissionais qualificados, faz com que alunos, formandos de agronomia possam cada vez mais se especializar em erva-mate. O COGEMATE tem essa preocupação de não só resolver problemas de políticas públicas no sentido de organização da cadeia produtiva, mas também de contribuir na parte educacional. Esperamos continuar sendo parceiros do IFPR por muitos e muitos anos”, completou Vaz.