No dia 21 de maio, o Conselho Gestor da Erva-Mate do Vale do Iguaçu – COGEMATE, representado pelo vice-presidente Naldo Hiraki Vaz, esteve em São José dos Pinhais participando da 1ª Oficina do projeto VRS Miringuava.

A oficina íntegra o programa Vocações Regionais Sustentáveis (VRS) da Invest Paraná – agência de captação de negócios do Governo do Estado vinculada à Secretaria Estadual da Indústria, Comércio e Serviços, a qual visa profissionalizar a cadeia de produtos típicos paranaenses, com busca por novos mercados.

Na oportunidade, Naldo Vaz esteve palestrando sobre segurança alimentar certificada. “Fomos convidados para falar sobre a segurança alimentar certificada e também um pouco sobre a cadeia produtiva da erva-mate no quesito de políticas públicas e organização, onde passamos ao pessoal o quanto a erva-mate evoluiu”, destacou Naldo.

A oficina buscou resgatar iniciativas anteriores que passaram pela região, debateu sobre as cadeias de valor das hortaliças, da agroindústria e do turismo rural, analisou os pontos fortes e fracos de cada cadeia de valor e verificou o grau de sustentabilidade atual de cada cadeia.