O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) realiza os atendimentos de natureza clínica, cirúrgica, traumática, obstétrica, pediátrica, psiquiátrica, entre outras, contando com equipes que reúnem médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e condutores socorristas. O serviço é fundamental para salvar vidas e na região da AMSULPAR está completando três anos de atuação.

Na sexta-feira (12) um evento promovido no auditório da 6º Regional de Saúde de União da Vitória reuniu autoridades de toda a região e profissionais para comemorar a data especial. Um momento que marca a concretização de um programa que deu certo e vem fazendo a diferença na hora de atender à população regional.

Uma rede de profissionais de elite, muito bem qualificada“, engrandeceu o presidente da AMSULPAR, Antônio Luiz Szaykowski. Representando a região, ele agradeceu ao serviço prestado e ao trabalho em conjunto dos prefeitos. “Antes de qualquer coisa, quero agradecer aos prefeitos da AMSULPAR. No início era algo para ser conhecido, muitas dúvidas existiam, mas todos abraçaram a ideia. Com apoio do Deputado Hussein Bakri fomos avançando e hoje temos uma grande parceria entre município, Estado e União. No momento da pandemia, tivemos a mão do SAMU ajudando nossa região. Gratidão à todos que acreditaram no programa e, principalmente, aos profissionais que estão todos os dias se dedicando para cuidar da nossa gente“, agradeceu.

Bachir Abbas, prefeito de União da Vitória e presidente do CISVALI, consórcio que é responsável pela administração do programa, avaliou o SAMU como um serviço de vital importância. “O SAMU se mostrou extremamente eficiente e vem por meio de muito trabalho mostrando sua importância. Vem salvando vidas de diversas maneiras e isso é resultado de uma união de esforços. Foi um trabalho de construção e hoje precisamos agradecer a todo apoio que tivemos de todos os prefeitos e do Deputado Hussein Bakri que abraço nossa ideia junto com o Governo do Estado“, destacou Bachir Abbas.

O evento de comemoração pelos três anos do programa contou com a participação do Assessor de Gabinete da Secretaria de Saúde do Estado, Jucenir Stentzler, o qual enfatizou que o trabalho dos prefeitos foi fundamental. “Reforço a pré-disposição dos gestores municipais que abraçaram a ideia, identificando a necessidade da população. Hoje o SAMU se torna realidade através do protagonismo dos gestores municipais. Um serviço diferenciado que está disponível 24 horas por dia e preparado para atender á população“, disse o representante do Governo do Estado.

O SAMU da região da AMSULPAR vem apresentando números de destaque. Em três anos de atuação foram mais de 22 mil atendimentos, sendo mais de 7 mil somente em 2023. Os atendimentos da UTI em 2023 passam de 1.100. O SAMU também realizou cerca 30 transportes aéreos no último ano. Atualmente, o SAMU conta com bases instaladas em Bituruna, Cruz Machado, General Carneiro, São Mateus do Sul e União da Vitória. São 84 profissionais atuando, além de 14 médicos à disposição prestando atendimento de maneira escalonada.