Durante a última semana, o Conselho Gestor de Erva Mate – COGEMATE, representado pelo presidente Nei Kukla, esteve participando de uma reunião virtual com órgãos ligados ao setor e com a empresa Upl do Brasil Indústria e Comércio de Insumos Agropecuários.

A empresa realizou, recentemente, experimentos visando o controle da ampola-da-erva-mate, a qual é considerada a segunda maior praga que ataca a cultura da erva-mate. Os experimentos realizados com produtos biológicos foram aprovados após inúmeros testes, confirmando sua eficiência.

A reunião tratou de avaliar os próximos passos, sendo definido pela fabricação destes produtos que deverão estar disponíveis para os produtores até o fim do ano. “Um trabalho de bastidor realizado pelo COGEMATE, o qual por meio de importantes parcerias está alcançando bons resultados em prol da cadeira produtiva“, destacou o presidente, Nei Kukla.

Este novo produto biológico que irá auxiliar os produtores será realidade em razão da parceria junto ao Governo do Estado que viabilizou recursos. “Um grande avanço que não vai beneficiar só a cadeia produtiva da erva-mate na região Centro Sul, mas também toda a cadeia nacional“, enfatizou Nei Kukla.