O Conselho Gestor de Erva Mate – COGEMATE, sob a presidente de Nei Kukla, vem buscando a cada dia fortalecer o trabalho em prol da cadeia produtiva de erva-mate. Uma das últimas ações realizadas foi às tratativas para união entre as associações da AMSULPAR E AMCESPAR.

Atualmente, a COGEMATE abrange os municípios que compõem a AMSULPAR (Antônio Olinto, Bituruna, Cruz Machado, General Carneiro, Paula Freitas, Paulo Frontin, Porto Vitória, São Mateus do Sul e União da Vitória. A iniciativa visa incluir no Cogemate outros 10 municípios, os quais compõem a Associação dos Municípios do Centro Sul do Paraná (Amcespar), sendo Teixeira Soares, Rio Azul, Rebouças, Prudentópolis, Mallet, Irati, Imbituva, Inácio Martins, Guaramiranga e Fernandes Pinheiro.

Na terça-feira (12), uma importante reunião debateu sobre essa junção que vai permitir um trabalho mais fortalecido pela erva-mate. A ideia ainda será aprovada oficialmente pela AMCESPAR e o termo de cooperação entre as associações deve ser assinado em meados de abril.

“Um passo importante, onde a AMCESPAR estará aderindo ao COGEMATE, vindo a somar com seus municípios que também tem grande importância na produção de erva-mate. Essa parceria irá dar força para pleitear políticas públicas, somando os trabalhos que já vem sendo realizados”, destacou o presidente do COGEMATE, Nei Kukla.