Post
Encontro presencial do Núcleo de Cooperação Socioambiental em 2025 é realizado em União da Vitória

Aconteceu nesta quinta-feira (13) em União da Vitória o encontro presencial do Núcleo de Cooperação Socioambiental em 2025 promovido pela Itaipu Binacional e Itaipu Parquetec, por meio do programa Itaipu Mais que Energia e Governo Federal.
O encontro foi realizado no auditório da Unespar e reuniu a sociedade como um todo com o objetivo de identificar problemáticas e debater ações que possam contribuir com o desenvolvimento na região.
O encontro reforçou o engajamento e a consolidação dos grupos, que discutiram temas como desemprego, desmatamento, agrotóxico e matriz de responsabilidade econômica que foram apontados como problemáticas da região em encontro anterior.
O Núcleo instalado para atender a região conta com cerca de 50 pessoas, envolvendo a sociedade, instituições de ensino, Poder Executivo e Poder Legislativo. “A Itaipu com a nova política do diretor geral Enio Verri definiu no Estado do Paraná nos 399 municípios a criação dos 20 núcleos. Na nossa região, começamos positivamente com o Núcleo que está trabalhando problemáticas que foram apontadas através da sociedade”, comentou o coordenador da Região Sul do Projeto Governança Participativa, Arielton Alves.
Sobre os Núcleos
Os 21 Núcleos de Cooperação Socioambiental foram constituídos em 2024, a partir do programa Itaipu Mais que Energia, iniciativa está alinhada às estratégias do Governo Federal para o meio ambiente e a transformação social. A estratégia abrange os 399 municípios do Paraná e 35 do Sul do Mato Grosso do Sul, área de atuação prioritária da usina.
Eles constituem um espaço de escuta ativa, formativos e educacionais, baseados na metodologia da governança participativa. A ideia é que as instituições parceiras se mobilizem coletivamente para melhorar a qualidade de vida e promover um futuro sustentável para as comunidades.
Veja mais

Mais de 400 servidores públicos da região da AMSULPAR se formam no Programa de Capacitação AMP 4.0

Reunião do Conselho Construtivo Mesorregional define estratégias de trabalho
